Vice-governador entrega Bombeiro Comunitário em Altônia 05/02/2010 - 14:50

foto: AEN

O vice-governador Orlando Pessuti inaugurou nesta quarta-feira (3) o posto do Bombeiro Comunitário de Altônia. O programa já funciona numa sede provisória na cidade desde outubro de 2006 e realiza cerca de mil atendimentos por ano. Além disso, o município foi beneficiado com uma viatura do Siate, com UTI móvel, e uma da Polícia Militar.

foto: AEN

“Este posto realiza muitos atendimentos por ano, possibilitando uma maior eficiência nos serviços prestados a população e juntamente com a viatura da Polícia Militar aumenta a segurança deste município fronteiriço”, disse Pessuti.
O Bombeiro Comunitário é estabelecido por uma parceria entre o Governo do Estado e o município. Com 204 metros quadrados de área construída o novo posto conta com 10 agentes da Defesa Civil, treinados e capacitados para o combate e a prevenção de incêndios além do socorro a vitimas. “O Estado deu o caminhão, pagou uma parte do posto e financiou a outra parte para a comunidade. Os bombeiros são funcionários da prefeitura treinados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Parcerias como esta possibilitam à população de Altônia mais segurança e qualidade nos atendimentos”, disse o prefeito Pedro Nunes da Mata.

foto: AEN

De acordo com o coronel Luiz Rodrigo Larson Carsten, comandante geral da Polícia Militar do Paraná, 50 unidades como esta já estão funcionando no Estado e até o final de 2010 mais 25 municípios vão receber unidades do Bombeiro Comunitário.

“Estamos inaugurando postos como esse em praticamente todas as regiões do Paraná, que são progressivamente equipados com ambulâncias e o pessoal é treinado para o atendimento prévio de saúde”, explicou o coronel.

foto: AEN

Pessuti falou ainda que o município receberá mais investimentos em breve com a construção de uma Biblioteca Cidadã, já licitada, e um Centro da Saúde da Mulher e da Criança, que está em fase de licitação.

“São parcerias importantes entre o Governo do Estado e as prefeituras que beneficiam a todos os paranaenses, dando mais qualidade de vida. Programas importantes que queremos levar aos municípios mais carentes e que possibilitam o acesso a educação, saúde e segurança”, afirmou Pessuti.

Segundo o sargento Gerson Amarildo de Oliveira, supervisor do Bombeiro Comunitário em Altônia, a presença da estrutura no município, além de prestar um atendimento mais rápido à população possibilita o trabalho de prevenção, por meio de campanhas realizadas. “Antes da presença do posto na cidade, quando havia alguma ocorrência, uma equipe era deslocada de Umuarama, que fica a aproximadamente 60 quilômetros daqui, para prestar o atendimento”, contou.

Participaram da solenidade, além do prefeito e autoridades locais, o secretário estadual do Emprego, Trabalho e Promoção Social, Nelson Garcia, e o deputado estadual Alexandre Curi.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.