Ten. Cel- QOBM Fábio Mariano de Oliveira participa do comitê de combate à seca no Ceará. 08/05/2012 - 09:40

Integração Nacional realiza mobilização para minimizar os efeitos da seca e estiagem. Esta mobilização, conta com a ação integrada de diversos ministérios no sentido instalar um Comitê Integrado de Combate a Seca nas regiões mais críticas, sendo mobilizado e coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD. Representando o Estado, o Sr. Ten.Cel- QOBM Fábio Mariano de Oliveira está presente no comitê, e em outros programas, como por exemplo, no programa Água para Todos.

Estiagem no Nordeste -O baixo índice de chuvas na Região Nordeste desde novembro de 2011 acarreta o fenômeno "seca verde". Os reservatórios de água e poços artesianos estão em níveis críticos, e houve comprometimento de safra da agricultura familiar e prejuízos ao rebanho nas áreas afetadas. Os estados mais atingidos são Alagoas, Sergipe e Bahia. O prognóstico climático de longo prazo é de que no período chuvoso, que vai até maio, haja uma acentuação da seca.

Medidas para amenizar os efeitos da estiagem foram estabelecidas após reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores da região no dia 23 de abril. Foram determinadas a disponibilização de linhas de créditos e ações emergenciais como a distribuição de água por carros pipas e a ampliação do programa Água para Todos.