Simulado do PAM/NUDEC integra Semana de Prevenção às Drogas em Araucaria 04/07/2011 - 09:08

     A simulação de um acidente entre dois caminhões transportando produtos perigosos e uma van escolar integrou as atividades realizadas durante a 2ª Semana de Prevenção às Drogas, organizada pela Prefeitura de Araucária.


                                           

                                             FOTO: Carlos Poly
                                                
     A ação ocorrida em frente à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (29), tentou chamar a atenção da população sobre a questão do uso de drogas e a direção, tendo ficticiamente múltiplas vítimas como consequência. O evento serviu também para avaliar o desempenho dos órgãos envolvidos no caso de um acidente real.
     A simulação foi realizada com auxílio dos integrantes do Plano de Auxílio Mútuo do Núcleo de Defesa Civil de Araucária (PAM/NUDEC), Departamento de Trânsito, Departamento de Ação e Prevenção, Hospital Municipal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Casa da Criança Palomar, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal.
    O comandante do Corpo de Bombeiros do municipio, capitão Dimas Menegatti, avalia que a atuação dos motoristas para uma situação assim foi correta e em uma situação real, esse preparo de como agir pode salvar vidas.

“Eles isolaram a área e evitaram que consequências maiores acontecessem, fizeram uma correta sinalização. Com relação às equipes de apoio, cada uma fez seu trabalho específico, que foi bem organizado”, comenta.

    O coordenador do PAM/NUDEC, Ualisson Dias de Oliveira, lembra que Araucária é uma cidade com a economia voltada para a atividade industrial e que precisa estar preparada para situações de emergência. “Esperamos que não aconteça, mas se acontecer, as equipes precisam estar preparadas. Treinando podemos verificar falhas e corrigi-las. Neste simulado percebemos que a comunicação foi um ponto forte e ajudou bastante”, analisa Oliveira. Complementa que a população de uma maneira geral já sabe que álcool e direção não combinam e que a ação foi uma maneira de reforçar o alerta.


                                       

                                         FOTO: Carlos Poly


FONTE: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Araucária
FOTO:   Carlos Poly
30 de junho de 2011
Jornalista: Michelli Gomes