Paraná participa na Alemanha de mostra de trabalhos relativos a Copa do Mundo 2014 28/09/2012 - 10:12

Objetivando a troca de experiências entre os países sobre a segurança não policial durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Esta foi a razão do workshop que aconteceu em Ahrweiler, Alemanha, de 14 a 18 de setembro. Representando o Estado do Paraná e o Secretário Chefe da Casa Militar, foi enviado o Major Antônio Geraldo Hiller Lino – Subchefe da Divisão de Defesa Civil.

Durante cinco dias, 30 representantes de entidades municipais e estaduais das cidades-sede Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, em conjunto com especialistas alemães discutiram os desafios que os serviços de emergência, os corpos de bombeiros e a defesa civil enfrentam a fim de garantir a segurança de grandes eventos esportivos.

“Megaeventos como uma Copa do Mundo representam um desafio enorme para serviços de resgate, bombeiros e defesa civil”, afirma Bernd Krupp, diretor da Engagement Global, organização que faz parte da estrutura de cooperação internacional do governo alemão.

“Os municípios alemães aprenderam muito durante os preparativos e a realização da Copa do Mundo da FIFA da Alemanha 2006, já compartilharam estas experiências com municípios da África do Sul e agora o programa está sendo desenvolvido junto às cidades-sede brasileiras”, explica Krupp.

Para Roberto Rocha Guimarães da Silva, Secretário de Defesa Civil do Estado do Amazonas e Presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção de Defesa Civil do Brasil “o maior legado que o nosso país leva desta troca de experiências é a grande necessidade de integração entre os Institutos para que se possa alcançar um objetivo comum e atender os protocolos de trabalho, almejando aproveitamento específico para a preparação da Copa de 2014”.

Sobre os especialistas alemães - Os especialistas alemães são oriundos dos órgãos de segurança não policial das cidades-sede de 2006, das secretarias municipais de saúde e dos comitês de organização da Copa do Mundo. “Abordamos temas relevantes para a segurança como, por exemplo, planejamento de alarmes de emergência, prevenção de infecções, gestão de crises e comunicação em situações de risco e de crise em megaeventos”, elenca Claus Lange, Presidente do Grupo de Trabalho Copa do Mundo 2014 e representante da AGBF no Conselho dos Municípios. Ralph Tiesler, vice-presidente do BBK completa: “Nesta troca de experiência teuto-brasileira tratamos basicamente de compartilhar o conhecimento e a experiência ganhos nas Copas passadas com as cidades-sede brasileiras para que possam aproveitá-los nos desafios da Copa de 2014”.

O workshop aconteceu na Academia para Gestão de Crise, Planejamento de Contingências e Defesa Civil da Alemanha (AKNZ) e foi organizado pelo Grupo de Trabalho “Aspectos Relevantes para a Defesa Civil em Megaeventos” (AG BAG) do BBK, em conjunto com a Engagement Global e a AGBF. Com sua rede de especialistas o AG BAG compartilhou sua expertise nos aspectos relevantes para a defesa civil antes e depois de megaeventos.

Após o Workshop, no dia 19 de setembro as delegações das cidades-sede brasileiras participaram do Congresso Europeu de Defesa Civil, em Bonn, que também abordou temas sobre segurança não polical em megaeventos.