Paraná participa de audiência com Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado Federal 06/06/2011 - 10:10

O Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná,  Coronel  Adilson Castilho Casitas participou, na última sexta-feira (3) de  uma audiência pública promovida pela Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado Federal, com vistas a discutir os rumos da defesa civil no Brasil. A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis e reunião lideranças da região sul do país. Além do Coronel Castilho, participaram do evento o Major Hiller, Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar , o Tenente Coronel Prado, Chefe da Seção de Assuntos de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros paranaense participaram do evento e representates de municípios paranaenses: o Prefeito de Icaraima Paulo de Queiroz Souza, o Prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado e o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Antonina, Ernesto Silva Villatore.

Os trabalhos

O encontro, realizado em conjunto com a Comissão Permanente de Proteção Civil da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, presidida pelo deputado Kennedy Nunes, teve início às 10h, no Plenário Deputado Osni Régis, e recolheu importantes sugestões de representantes dos três estados do Sul, entre coordenadores estaduais, prefeitos, bombeiros, bombeiros voluntários e pesquisadores. O objetivo é elaborar uma legislação adequada à realidade brasileira, com forte foco na prevenção e na educação.

A Comissão do Senado, instalada no começo de maio, tem 90 dias para percorrer o Brasil em busca de subsídios, informou o seu presidente, Senador Jorge Viana: “Temos que dar uma contribuição efetiva para que se salvem vidas, por intermédio de um sistema responsável de monitoramento e prevenção e, ao mesmo tempo, um eficiente sistema de socorro às vítimas dos problemas do nosso país continental”.

Vice-presidente da Comissão do Senado, o Senador Inácio Arruda citou a experiência de outros países, inclusive da América do Sul, com mais preparo para atuar em casos de desastres. Ele lembrou o terremoto e o tsunami que assolaram o Japão em março deste ano e que, segundo Arruda, teriam consequências muito piores se acontecessem no Brasil. Por fim, falou dos problemas de seu estado. “O Ceará convive com o desastre ambiental diariamente. A seca é o nosso flagelo e temos que ter a consciência de que devemos conviver com ele”, ponderou.

Representando o Estado do Paraná, se fizeram presentes no evento o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, o Chefe da 8ª Seção do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, Tenente-Coronel Antônio César do Prado, o Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, Major Antonio Hiller, o Prefeito de Icaraíma, Paulo de Queiroz Souza, o Prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado (Canduca) e o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Antonina, Ernesto Silva Villatore.

O prefeito de Icaraíma, Paulo de Queiroz Souza, disse que a região luta contra as voçorocas e agradeceu o apoio recebido do Governador Beto Richa no enfrentamento a recentes desastres em seu município.

O Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná, Coronel Castilho, falou a respeito de várias questões necessárias ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, como:

- a institucionalização e profissionalização da defesa civil, criando estruturas permanentes de defesa civil nos municípios;
- a informatização em todo o território nacional do trâmite da documentação para decretação e reconhecimento de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública, otimizando os processos;
- inserção de disciplina relacionada à defesa civil nos currículos de cursos superiores, cujos profissionais atuarão ou poderão atuar no planejamento das cidades, despertando neles a necessidade de atenção às questões globais de segurança para o planejamento do uso e ocupação do solo;
- readequação da atual legislação federal que trata da organização do Sistema Nacional de Defesa Civil que, ao final de 2010 revogou a legislação anterior, causando certa desestabilização no mesmo sistema.

Major Márcio,
Sec.Adj.DefesaCivil/SC

Dalirio Beber,
Pres. CASAN

Cel. Castilho,
Sec. Chefe Casa Militar e Coor. Defesa Civil/PR.

Tc. Cel. Claudinei Moiano Coord. Defesa Civil de Novo Hamburgo/RS

(esq. p/ dir)