Municípios do Litoral iniciam em conjunto com a Defesa Civil Estadual o Plano de Contingência. 11/09/2012 - 17:03

Em março de 2011, o litoral do Estado foi assolado por fortes chuvas que resultaram no evento que ficou conhecido como águas de março. Atingindo os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Morretes.

Após esta ocorrência, observou-se a necessidade de realizar um levantamento das áreas sensíveis a desastres nos municípios afetados. Este levantamento resume-se em identificar os locais com um histórico de ocorrência, identificando pontos de atenção no litoral do Paraná.

Destaca-se que o número de áreas catalogadas alcança 125 no Litoral do Paraná e que este cadastramento de comunidades foi desenvolvido de acordo com critérios de prioridade, de acordo com as intensidades dos incidentes observados.

Além das áreas afetadas a Defesa Civil vem trabalhando com outro enfoque, ressaltando algumas delas onde se verifica a recorrência do evento considerado, ou que apresenta uma conotação de vulnerabilidade ou risco de maiores dimensões.

O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecida no município, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais. Desde o início de setembro a Defesa Civil Estadual, está acompanhando e auxiliando as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – Comdec's do litoral com a formatação do plano, um município por semana está recebendo os profissionais as devidas orientações e possíveis ajustes.

Os técnicos realizam em conjunto com as Comdec's os levantamentos de dados e recursos disponíveis e as ações operacionais a serem desenvolvidas na necessidade de aplicação do Sistema de Comando de Operações - SCO.

O objetivo é de em breve testar a ferramenta “Plano de contingência on-line”, para que ao final deste período seja possível replicar a metodologia atendendo a todos os municípios do Estado.