Informações sobre a vacinação contra a Influenza A (H1N1) 11/03/2010 - 16:00

No dia 26 de janeiro de 2010, foi lançada pelo Ministro da Saúde, a estratégia nacional do enfrentamento contra a Influenza A (H1N1). O objetivo principal dessa estratégia é realizar no período de 8 de março a 21 de maio, a vacinação em 5 etapas de grupos prioritários. A expectativa da vacinação não é evitar a disseminação do vírus, que já está presente em 209 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde envolvidos na respostas às pandemias funcionando e reduzir a morbimortlidade associada a Influenza A (H1N1). A meta esperada é vacinar pelo menos 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica em todo Brasil.
Reafirmamos que a estratégia de vacinação dos grupos prioritários baseia-se nos critérios seguintes:
7. situação epidemiológica da Influenza Pandêmica no Brasil;
8. observação da segunda onda no hemisfério norte;
9. recomendação do Comitê Técnico Assessor da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização;
10. recomendações da OMS e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) para definir públicos prioritários;
11. articulação com sociedades cientificas, CFM, ABEN, ABM, CONASS e CONASEMS;
12. sustentabilidade dos serviços de saúde para organizar as estratégias, visando não haver esgotamento na capacidade de atendimento oportuno à população.
As etapas de vacinação dos grupos prioritários, serão as seguintes:

1ª Etapa: 08 a 19 de março – trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena. Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. A vacinação dos indígenas abrangerá a totalidade da população que vive em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
2ª Etapa: 22 de março a 02 de abril – grávidas em qualquer período de gestação (começam a ser vacinadas nesta etapa, até o término da operação de vacinação), crianças de 6 meses até menores de 2 anos, e o grupo de pessoas com doenças crônicas (observar a definição destas co-morbidades), exceto os idosos que serão vacinados posteriormente.
3ª Etapa: 05 a 23 de abril – adultos de 20 a 29 anos.

4ª Etapa: 24 de abril a 07 de maio – idosos com co-morbidades, coincidindo com a Campanha de Vacinação contra a Influenza Sazonal.
5ª Etapa: 10 a 21 de maio – adultos de 30 a 39 anos.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde e ratificado por esta Secretaria de Estado da Saúde, cada uma das fases da operação de vacinação estará voltada a um público específico, cabendo às Secretarias Municipais a definição de ações de vacinação específicas para cada grupo. A meta mínima a ser alcançada é de 80%.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná
com informações da SESA.