Governo do Paraná atende a municípios atingidos pelas chuvas de granizo e vendavais 04/10/2012 - 10:45

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec tem atuado intensamente em apoio aos municípios paranaenses que sofreram com as chuvas de granizo e vendavais que ocorreram nas últimas semanas. Desde o dia (25/09) várias cidades solicitaram este apoio. A população foi surpreendida por intensas chuvas de granizo e pelos fortes ventos. Por medidas de segurança algumas famílias precisaram sair de suas casas.

As regiões mais castigadas foram centro-oeste e sudoeste paranaenses, todas as ações foram intermediadas pelas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil – Coredec que realizaram as avaliações preliminares e, posteriormente, o atendimento a população auxiliando as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – COMDEC.

Ao todo foram 43 (quarenta e três) cidades afetadas, mais de 4 (quatro) mil casas danificadas e 16 (dezesseis) mil pessoas entre desalojados (pessoas que deixaram suas casas em virtude do desastre, mas não necessitam de abrigo público, utilizam casa de familiares e/ou amigos)e desabrigados (pessoas que deixaram suas casas em virtude do desastre e que necessitam de abrigo público).

“Para assistir as cidades mais afetadas o Governador do Estado Beto Richa determinou que fossem disponibilizados recursos como telhas, lonas e cestas básicas para auxiliar, atender e dar a resposta o mais rápido possível, procurando diminuir o sofrimento causado pelas chuvas e tempestades.” Afirma Coronel Adilson Castilho Casitas – Coordenador Estadual de Defesa Civil.

“O Governador Beto Richa determinou agilidade no socorro e na retirada das famílias das áreas de risco para evitarmos maiores danos e prejuízos, para que as famílias recebam todo o amparo necessário por parte do Estado, que não sejam medidos esforços para atender e auxiliar os atingidos, e que sejam desenvolvidas ações para o envio imediato dos recursos.” Ressalta Coronel Castilho.

Seguindo as determinações do Governador foram enviadas aos municípios mais de 60 (sessenta) mil telhas, 530 cestas básicas, além de aproximadamente 60 (sessenta) mil metros de lona plástica.

Barracão foi o município mais castigado, praticamente metade das situações citadas ocorreu na cidade. Devido à gravidade dos danos, foi reconhecida pelo Governo Federal a Situação de Emergência (Reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, quando os danos são suportáveis e superáveis pela comunidade afetada).

“Estamos totalmente empenhados para que o mais rápido possível a normalidade se instale no município de Barracão e que estas famílias possam retornar as suas atividades normais. Este é um pedido do Governador Beto Richa”, reitera o Coronel Castilho.

“Foi terrível, estamos a mais de 17 horas com chuva e ontem para piorar ocorreram vendavais. Todas as lonas que foram distribuídas anteriormente foram arrancadas pelos fortes ventos, o apoio do Governo Estadual por meio Cedec e Coredec está sendo essencial, as equipes estão retirando as famílias das áreas de risco para evitarmos maiores danos”, afirmou Joarez Lima Henrichs, Prefeito de Barracão.

Para Barracão, foram destinados 9 (nove) mil telhas de fibrocimento de 4 mm e 370 (trezentos e setenta) cestas básicas, conforme levantamentos realizados pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Francisco Beltrão.