Defesa Civil testa equipamentos de monitoramento de inundações no Paraná 26/02/2016 - 17:27

Durante o próximo ano, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil fará testes em equipamentos de monitoramento de rios para evitar impactos negativos das inundações. O projeto é uma parceria do Governo do Paraná com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que está trazendo a tecnologia e metodologia japonesa para o Brasil a fim de testar a real aplicabilidade na nossa realidade.
O projeto está sendo viabilizado através de duas empresas japonesas JRC (Japan Radio Co.) e E-trust, empresas de equipamentos de monitoramento e comunicação que já prestam serviços de emissão de alertas no Japão em conjunto com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Os equipamentos foram instalados em três cidades com histórico de inundações: Morretes, União da Vitória e Francisco Beltrão. Os sistemas são compostos de câmeras e sensores que possibilitarão o acompanhamento da evolução no nível do rio. As imagens e dados de nível ficarão disponíveis para os gestores, que avaliarão o sistema de maneira a indicar como ele facilitou e agilizou a resposta em casos de desastre, e como isso proporcionou uma maior proteção da população e minimizou danos e prejuízos que seriam causados pelas inundações.
Após a avaliação dos gestores municipais e estaduais, e caso o sistema se mostre favorável ao monitoramento de locais propensos a inundações, o sistema poderá então começar a ser utilizado pelos municípios no Estado do Paraná.