Defesa Civil realiza curso para atendimento à desastres.

07/08/2012 - 16:45

A Secretaria do Estado da Saúde do Paraná (SESA) em conjunto com a Divisão de Defesa Civil da Casa Militar (DDC), iniciaram nessa manhã (07), às 08h30min., o curso de preparação da saúde para o atendimento à desastres. O evento está acontecendo no hotel Condor em Curitiba e conta com carga horária de 30 horas.

O curso será ministrado por profissionais diretamente ligados a saúde, assistência social e defesa civil, palestrantes do Ministério da Saúde, SESA - Pr, SESA - SC, DDC e Corpo de Bombeiros do Paraná. Os participantes/alunos são profissionais que atuam diretamente na defesa civil na região de Curitiba e litoral do estado.

Curso – Todo o curso está voltando para o planos, práticas e atuações em casos de desastres naturais e antropogênicos na área da saúde . Serão realizados estudos sobre as políticas adotadas pela união e estado nesses casos, quais as gestões necessárias e metodologias. Durante todo o curso, além de detalhar os planos de ação, também serão realizados debates com os participantes com dúvidas e questionamentos incitados pelos palestrantes.

“O momento adequado para elaborar os planos e ações é agora, agora que estamos na normalidade, na calmaria. Não devemos deixar somente para quando o desastre ocorrer. Não existe Defesa Civil sem Saúde” afirmou Capitão Eduardo Gomes Pinheiro – DDC.

A formatação do curso conta com experiência do Ministério da Saúde e da DDC, com base em situações ocorridas dentro do estado e de outros estados também.

O encerramento será com uma oficina de trabalho, no qual os participantes irão elaborar um plano de prevenção e resposta do setor saúde frente a desastres e posterior apresentação dos trabalhos de grupo.