Conhecendo a Defesa Civil 06/02/2009 - 10:30

A Defesa Civil é um sistema que trabalha em conjunto com vários órgãos. Para que haja essa interação é preciso que se tenha uma administração e operacionalização, onde cada uma das esferas, estadual, regional e municipal tem o seu papel nesse ciclo de ações.

No Paraná, o governo Estadual representado pela Coordenadoria Estadual do Paraná – CEDEC mantém vários programas, afim de atender as necessidades de cada região, em relação aos desastres naturais, transportes de cargas perigosas, saúde, entre outros.

Hoje será explicado sobre esses programas desenvolvidos aqui no Paraná, começaremos pela capacitação dos técnicos e demais pessoal que atuam junto à Defesa Civil.

A CEDEC – PR possui uma parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil para a realização de cursos de capacitação dos técnicos que atuam na Defesa Civil dos municípios e instituições que trabalham em conjunto com o sistema. O Curso Operacional de Defesa Civil – CODC e o Curso de Avaliação de Danos – CADAN, têm o propósito de capacitar as regionais e os municípios, no que tange à Defesa Civil. O curso de Avaliação de Danos prepara os técnicos a trabalharem com o SISDC, sistema informatizado de preenchimento das documentações para a decretação de Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência.

Produtos Perigosos: O Decreto Estadual nº 4.299/2001, criou o Programa Estadual de Controle do Transporte, Manuseio e Armazenagem de Produtos Perigosos no Estado do Paraná, existe um Conselho Estadual que engloba mais de 30 órgãos públicos que discutem sobre as ações de prevenção, preparação e resposta aos acidentes com produtos químicos.

Mata Viva: Este programa tem o foco na prevenção e combate aos incêndios florestais no Paraná e tem como base o Decreto nº4.223/98. Dentro desse programa existe um conselho Estadual permanente e mais 8 regionais que incluem mais de 20 órgãos públicos. Nos meses de outono e inverno, a falta de chuvas fazem com que aumentem o número dos focos de incêndios ambientais, com base nessas informações a CEDEC além de criar o programa Mata Viva, desenvolveu matérias publicitários para informar sobre os riscos dos incêndios, estes se encontram aqui no site e pode ser acessado através do link Mata Viva.

Saúde Paraná: Este programa foi criado para ir de encontro as demandas na área da saúde, com a participação de vários órgãos como foco na prevenção e resposta a eventos relacionados à saúde humana e animal.

REER: Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, este programa mantém voluntários com prática na atividade de radioamadorismo, auxiliando a Defesa Civil preventivamente na disseminação de mensagens direcionadas a temas específicos ou apoiando na comunicação entre os componentes dos sistema de defesa civil nos atendimentos operacionais.

SICOE: Sistema Integrado de Comando de Operações em Emergência, instituído pelo decreto Estadual nº 6416/2002, com o objetivo utilizar técnicas de gerenciamento de emergências. O sistema permite a participação de vários órgãos no mesmo atendimento, organizando funções e estabelecendo fluxos de informações resultando no gerenciamento dos recursos humanos e materiais, sempre mantendo a soberania nas decisões de cada organismo participante.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Defesa Civil somos todos nós