Conheça melhor a Campanha Mata Viva 22/08/2008 - 11:00

Baixe aqui o material para a divulgação da campanha preventiva 2010.

Versão 1
Versão 2
Versão 3
Versão 4

A prevenção de incêndios florestais no Paraná ganhou novos aliados nos últimos dias. Os materiais de campanha publicitária ficaram prontos e já foram distribuídos às Regionais de Defesa Civil em todo o Estado.
Preparados numa parceria entre a equipe do Setor de Comunicação Social da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS, as peças trabalham imagens de incêndios na vegetação, associando-as à idéia: Evitar incêndios Florestais é a melhor forma de preservar o futuro.
Dentro desse pensamento, foram desenvolvidos outdoors (placas publicitárias de rua), panfletos contendo dicas e orientações, cartazes, filipetas, além de peças como Spot (material de áudio para veiculação nas mais diversas rádios paranaenses) e vídeo gravado com a participação de membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Batalhão de Polícia Florestal. A campanha é articulada pelo Conselho Estadual Mata Viva - prevenção e combate aos incêndios florestais no Paraná.

Modelo da campanha Mata Viva

Distribuição

A logística do Sistema Estadual de Defesa Civil já está finalizando a distribuição dos materiais para cada uma das 8 COREDEC - Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, as quais receberão materias em quantidade proporcional às dimensões de sua área e incidência registrada de atendimentos a incêndios em vegetação nos últimos anos.
Dessa forma, todas as unidades do Corpo de Bombeiros, Bombeiros Comunitários, regionais dos demais componentes dos Conselhos Regionais Mata Viva, podem procurar a regional de Defesa Civil mais próxima para solicitar material para distribuição. O ideal é que Postos de Saúde, Escolas, Igrejas, Centros Comunitários, Terminais e ônibus do sistema de transporte coletivo passem a exibir os cartazes da campanha em local de fácil visualização a todos os frequentadores. A distribuição dos panfletos pode ser realizada com o apoio de voluntários, à exemplo da experiência realizada com sucesso em Curitiba no final do mês de julho, quando mais de uma centena de pessoas foram envolvidas numa atividade que trabalhou simultaneamente 4 pontos da cidade, buscando a conscientização das pessoas - principais causadoras dos incêndios em vegetação.
As regionais de Defesa Civil passam a ter a responsabilidade de contactar empresas de publicidade que trabalhem com outdoor para buscar apoio para a campanha. O material está pronto e possui espaço para a colocação da marca da empresa que apoiar a colagem em pontos estratégicos nas cidades.

Imprensa

A imprensa paranaense, que em muito apóia a disseminação de alertas na tentativa de modificar o comportamento das pessoas quanto aos incêndios florestais, apontando os prejuízos que essa prática criminosa causa, também receberá o convite para a atuação na campanha. Para tanto, todas as emissoras de TV que atuam em rede estadual sediadas em Curitiba receberão o material com duração aproximada de 25 segundos para que, aderindo à campanha, o veiculem, em caráter de serviço à população, assinando apoio no tempo complementar, demonstrando responsabilidade sócio-ambiental.
Várias rádios receberam o spot e estão difundindo as informações da campanha durante sua programação. Outras, no entando, ainda não possuem o material que agora poderá ser copiado no link contido nesta mesma notícia.
Convidamos as pessoas que lerem esta notícia, voluntárias ou não, membros de quaisquer órgãos que componham o sistema de defesa civil, dos Planos de Auxílio Mútuo - PAM, de empresas da iniciativa privada, para que, vislumbrando possiblidade de propagação da idéia preventiva de proteção ambiental à vegetação, fauna, poluição atmosférica e demais consequências dessa prática, façam o download dos arquivos para utilização plena, direcionando esforço para uma mudança de comportamento necessária para a manutenção da vida em nosso planeta.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA ALGUNS ITENS DA CAMPANHA

Colocamo-nos à disposição pelo "Fale conosco" para dirimirmos eventuais dúvidas e orientarmos as unidades mais próximas para interação com o tema.

Defesa Civil somos todos nós.

1º Tenente Eduardo Gomes Pinheiro
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/PR