Começa a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil do Paraná 03/02/2010 - 17:10

O secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Washington Alves da Rosa, abriu nesta quarta-feira (3), em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, a 1ª Conferência Estadual da Defesa Civil. O evento reúne até a quinta-feira (4) representantes da sociedade e do poder público para definir diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), visando políticas de Estado para a área, além de ações de prevenção e assistência humanitária.

Foto: Sd Binhara - DDC/CM

Rosa reforçou a necessidade de fortalecer o Sindec. “Ainda não temos no País uma cultura da Defesa Civil. Era preciso um desastre para haver uma mobilização. A Defesa Civil está pronta para qualquer atendimento de urgência, mas mais que isso, ela consiste no trabalho de prevenção e minimização de desastres, com uma série de ações e programas”, disse.

A conferência tem a participação de 200 municípios do Paraná. Ao todo são 480 pessoas inscritas. “Este primeiro encontro foi muito positivo. O trabalho das etapas municipais, realizadas nos meses de dezembro e janeiro, resultou em boas propostas. Aqui vamos elaborar a Carta do Paraná, que será apresentada na etapa nacional, realizada em Brasília, no final de março”, explicou Washington Rosa.

Foto: Sd Binhara - DDC/CM

“Levaremos a nossa experiência do Bombeiro Comunitário a Brasília. O programa é inédito. Esta parceria do Governo do Paraná e municípios com população superior a 15 mil habitantes permite um primeiro atendimento ágil e de qualidade. O Estado cede uma viatura e equipamentos básicos de combate a incêndio, treinamento, qualificação e acompanhamento permanente das atividades, além do financiamento de um Posto de Bombeiro”, afirmou o tenente-coronel.

Na quinta-feira (4), cada grupo de trabalho vai apresentar as propostas discutidas e serão eleitos os delegados que vão representar o Paraná na 1ª Conferência Nacional da Defesa Civil, em Brasília. “O Paraná está muito bem representado. Os grupos de trabalho, que continuam durante todo o período da tarde desta quarta-feira (3) vão discutir 21 diretrizes selecionadas nas etapas municipais”, explicou o chefe da Divisão da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Osni Bortolini. “Daremos ênfase às ações de prevenção e minimização de desastres e à criação de uma estrutura de reconstrução de locais atingidos por intempéries. Daí a importância de políticas públicas. É preciso haver planejamento, que começa com a prevenção”, afirmou Bortolini.

Foto: Sd Binhara - DDC/CM

Para o secretário da Saúde, Gilberto Martin, a conferência é uma oportunidade para sistematizar e avaliar a atuação da Defesa Civil do Paraná. “O nosso Estado tem uma experiência muito positiva na área de prevenção de acidentes e assistência humanitária. Temos muitas ações realizadas aqui, que serão exemplos em Brasília. A Secretaria da Saúde tem atuado em parceria com a Defesa Civil, principalmente no enfrentamento da dengue”, acentuou Martin.
Os delegados da Conferência Estadual foram definidos nas etapas municipais, já realizadas em cidades como Apucarana, Curitiba, Bandeirantes, Londrina e Umuarama. A etapa nacional terá como tema “Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – Por uma Ação Integral e Contínua”. Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.pro-conferenciadefesacivil.org/.

Fonte: AENotícias