Codesul discute assuntos referentes a Defesa Civil 30/11/2012 - 10:40

Ocorreu na terça-feira (27, a Reunião do Conselho de desenvolvimento e integração do Sul – Codesul, que contou com a presença dos governadores do Paraná, Mato grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do sul, além de várias autoridades envolvidas nos assuntos a serem discutidos.

Codesul – O conselho tem o objetivo de desenvolver planos e ações de interesse dos estados membros e, também, relações internacionais, objetivando a integração e o intercâmbio em áreas de mútuo interesse. Com o Mercosul, por exemplo, busca articular uma série de projetos que garantam a inserção competitiva da Região Sul nesse Mercado, em segmentos econômicos como agricultura, indústria, comércio e serviços, infra-estrutura, turismo e tecnologia.

Durante a reunião foram discutidos assuntos referentes ao Pac das Concessões, as perdas de ICMS, turismo, plano de políticas para as mulheres, acordo de cooperação mútua entre as secretarias de segurança dos Estados.

Defesa Civil – três assuntos foram pauta da reunião:

Solicitação à Ministra do Meio Ambiente da participação das Defesas Civis e de órgãos ambientais dos Estados membros do CODESUL na regulamentação da Lei Complementar 140 e na preparação da nova Instrução Normativa do IBAMA, destinada a concessões de autorizações ambientais. O que influência diretamente no licenciamento ambiental do transporte e manuseio de produtos perigosos que transitam pelos Estados membros.

Reivindicação de prioridade na instalação de radar meteorológico no Estado do Rio Grande do Sul, ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pois, com a instalação do radar em local estratégico, a previsão de eventos meteorológicos severos para os estados do sul e sudeste ganhará novo impulso, possibilitando emissão de alertas precoces e informação às comunidades em tempo adequado sobre a ocorrência de tais eventos.

Requerimento ao Ministro da Integração Nacional, solicitando a capacitação técnica das coordenadorias municipais de defesa civil dos estados membros do Codesul, de forma a instruir os atuais e novos coordenadores municipais de defesa civil à política nacional de proteção a defesa civil.

''Estas medidas que estão sendo tomadas pelo Codesul e em especial pelo nosso Governador Beto Richa, são de extrema importância para o sul do país. São ações prioritárias e acompanhadas por nosso governador. Com a instalação do Radar meteorológico não só os quatro estados, mas todo o país será beneficiado. Poderemos prever com mais segurança possíveis situações de chuvas e vendavais.” Afirma Coronel Adilson Castilho Casitas, Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná.