Chuvas afetam região de Curitiba 23/04/2010 - 02:20

A chuva do final de tarde e início de noite trouxe bastante trabalho para o Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba - COMDEC. Acompanhada de vento, a chuva provocou alguns pontos de alagamento, porém, o vendaval destelhou casas e derrubou árvores. Algumas outras situações de risco também ocorreram. Foi o caso da queda de um resevatório de água num condomínio no bairro Fazendinha que assustou os moradores. O Corpo de Bombeiros esteve no local e verificou que não havia risco de novos desabamentos. No Xaxim, o muro de um terreno em desnível desabou e afetou uma das casas, destruindo parcialmente seu telhado. Não havia ninguém naquele momento dentro da residência e, felizmente, não houve feridos.
Ao todo, segundo o Capitão Guedes, Chefe de Operações do Corpo de Bombeiros, foram cerca de 45 casas com problemas nos telhados e mais de 27 quedas de árvores atendidas, priorizando-se aquelas que caíram sobre residência ou via pública. Todas as equipes disponíveis foram aplicadas e trabalharam forte durante horas para tentar amenizar os efeitos dos eventos registrados.
Na região metropolitana de Curitiba, apenas o município de Araucária contabilizou prejuízos devido a um caso de alagamento que fora atendido pelo Corpo de Bombeiros local.

Durante a tarde outros municípios já haviam informado estragos por conta das chuvas. Foram registrados casos de enxurradas em Francisco Beltrão, Palmas, Salgado Filho, Pato Branco e General Carneiro. As estimativas apontam cerca de 2000 pessoas afetadas, 300 desalojadas e outras 58 desabrigadas. Ninguém ficou ferido ou morreu nesses eventos.

CASCAVEL

O município de Cascavel sofreu com um vendaval durante a madrugada desta sexta-feira. O Tenente Amarildo informou, por volta das 2:50h que estima 80 casas afetadas com destruição dos telhados devido aos fortes ventos. Segundo informações do Oficial, o Aeroporto de Cascavel foi a edificação mais afetada e teve o telhado completamente arrancado. Há galhos de árvores espalhados pela pista, o que deve impedir a operação nesta sexta-feira. Várias outras edificações foram afetadas, dentre elas até um Posto do Corpo de Bombeiros teve parte do telhado arrancado, que era composto por folhas de zinco.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.