Chuva forte afeta Jacarezinho 30/12/2009 - 15:30

A manhã desta quarta-feira foi diferente para moradores de cinco bairros localizados no município de Jacarezinho - norte do Paraná - pois foi neles que se concentrou a maior parte da chuva intensa que atingiu a cidade, provocando estragos. Era pouco antes das 8h da manhã quando começou a chover e, sem parar, o fenômeno permenceu até próximo das 10h. Foi o suficiente para alagar alguns pontos da cidade, derrubar muros e algumas casas e proporcionar o desaparecimento de uma pessoa, que até o final da manhã não havia sido encontrada.
A partir do evento o Corpo de Bombeiros local foi acionado e as equipes de socorro, comandadas pelo 1º Tenente Rodrigo Schoemberger, iniciaram os atendimentos que se estenderam por toda a tarde. Segundo ele algumas pontes foram parcialmente destruídas e outra ficou destruída por completo. Além disso, algumas residências localizadas em áreas de risco, principalmente nos fundos de vale, próximas ao curso dos rios que receberam a aguaceira, acabaram desabando parcialmente. Em outras foi necessário perfurar muros para que a água pudesse passar, evitando que o represamento provocasse maior destruição.
Equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizam os levantamentos e providenciam, preventuivamente, abrigos para a população, mesmo sem a confirmação de pessoas desabrigadas.
Os bombeiros procuram uma pessoa que teria desaparecido devido ao evento.
As equipes ainda utilizarão os dados obtidos para mensurar a magnitude e intensidade do desastre, por meio dos documentos chamados NOPRED -Notificação Preliminar de Desastre e AVADAN - Avaliação de Danos.

Durante esta tarde a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também recebeu a informação que choveu e ventou forte em Castro, provocando o destelhamento de cerca de 30 casas e derrubando várias árvores. As informações são preliminares ainda e dependem da avaliação das equipes no local.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Informações repassadas pela 3ª COREDEC - Coordenadoria Regional de Defesa Civil - com sede em Londrina.