CHUVA FORTE EM ALMIRANTE TAMANDARÉ 28/04/2010 - 15:40

foto: 6ª COREDEC

Nesta sexta-feira dia 24 de abril, após chuva com índices pluviométricos acima dos 80 milímetros, a região metropolitana de Curitiba, em especial a região norte, teve destaque nos noticiários locais.
Após chuva torrencial, desmoronamentos no primeiro período do dia, deslizamentos de encostas sobre residências e alagamentos, foram muitos os atendimentos realizados na Cidade de Almirante Tamandaré. As águas alagaram aproximadamente seis bairros ocasionando a destruição total de quatro residências. Destaque para o desabamento de uma edificação em fase de conclusão que, não suportando a pressão exercida pela força das águas, desabou sobre residências vizinhas que ficaram totalmente destruídas.
Vários órgãos foram acionados para o auxílio nestas situações. O Coordenador Municipal de Defesa Civil em seu primeiro dia de trabalho (cobrindo férias) já atuou coordenando e removendo famílias para abrigos.
Um atendimento chamou a atenção: logo após o meio dia, um micro-ônibus que realizava o transporte de vinte e seis crianças, ao tentar transpor uma área alagada com aproximadamente cem metros de distância e uma profundidade que veio a surpreender o seu condutor (a marca chegou a atingir um metro e meio) o motor do veículo aspirou água e ficou a deriva.

foto: 6ª COREDEC

Ao aproximar com a Viatura ABT 46 em marcha a ré, por motivo de segurança, ficando esta ainda a uns trinta metros de distância do micro-ônibus, confirmava-se vinte e seis crianças, em pânico e muito choro. Antes de iniciar a retirada orientou-se que a partir daquele momento se mantivessem calmas, não chorassem e permanecessem em silêncio, pois iríamos retirar todos sem mesmo molharem-se. Os alunos seguiram as orientações e deu-se a retirada um a um priorizando aqueles de menor estatura e os que se encontravam ainda em pânico.
Assim que as crianças foram retiradas do ABT e transferidas para uma van, elas aplaudiram com espontaneidade as equipes presentes no local, com um largo sorriso no rosto, com suas vidas a salvo e seus materiais intactos. Seguiram destino ilustrado com uma página a mais de aventura para lembrar e relatar a amigos e familiares.
Demonstrando-se muito emotivo o condutor do veículo também agradeceu as equipes que realizaram mergulho livre para concluir com êxito a operação içando também o Microônibus com cabos de aço que foi retirado sem maiores danos.

Postado por;

3° SGT BM ALVACIR FERREIRA