CEPDEC, CELEPAR E COPEL ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO 27/08/2015 - 08:52

Acontecerá na manhã desta quinta-feira (27), às 11h30min, no município de Salto do Lontra, a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar (CEPDEC), a Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e a Companhia Paranaense de Energia – COPEL, o que trará grandes benefícios para a população paranaense fortalecendo os pilares da prevenção, preparação e mitigação de desastres.

Os benefícios serão fortalecidos, pois, assim como ocorre hoje uma integração de pessoas entre as instituições, ocorrerá a integração entre sistemas informatizados contendo dados em tempo real dos acontecimentos em áreas tidas como mais vulneráveis.

Através do convênio, a COPEL fornecerá dados das Unidades Consumidoras facilitando assim a localização de pessoas num momento de crise onde a Defesa Civil municipal ou estadual poderá ser mais eficaz em seus atendimentos de prevenção e também uma resposta.

A Defesa Civil com o apoio fundamental da Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - CELEPAR, terá acesso integrado ao monitoramento de vazão das usinas o que facilitará e fornecerá condições de uma rápida ação quando necessário inclusive para emitir alertas para a população. A COPEL também disponibilizará imagens de satélite do território paranaense com grande precisão, as quais, sendo incluídas nos planos de contingência melhorarão muito a qualidade da informação ali contemplada e facilitarão a estudos e mapeamentos dos locais afetados e afetáveis por desastres.

Em contrapartida a COPEL poderá contar com apoio dos profissionais da Defesa Civil para elaboração de seus planos de emergência, principalmente para as barragens das usinas hidrelétricas que exigem atenção especial nos momentos de grandes volumes de chuva.

Este tipo de convênio é o primeiro a se realizar no país, integrando o sistema já estabelecido da Defesa Civil do Paraná com diversos outros dados específicos da Companhia de Energia Elétrica, no caso a COPEL. Todos os dados fornecidos poderão ser inclusos nos Planos de Contingência municipais e também no Plano de Contingência Estadual e assim traremos mais segurança, ações mais planejadas e coordenadas para toda população Paranaense.

Rumo ao futuro com ações que salvam vidas e o patrimônio público e privado.