Aviso meteorológico - SIMEPAR 13/06/2014 - 23:50

O Instituto Simepar, do Governo Estadual, prevê avanço de uma frente fria por todo Estado, vinda de Santa Catarina. Ainda nesta sexta-feira (13) o tempo muda para chuva nas regiões Oeste, Sul e Sudoeste e, no sábado (14) se alastra para outras regiões. 

“O volume de água deve ser normal para a época do ano, com chuvas que duram um dia, aproximadamente. Mas como o volume dos rios já está elevado demais, a situação preocupa”, afirma o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen. 

O capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, afirmou que já foram colocadas equipes de prontidão e avisaram as defesas civis municipais sobre a possibilidade de haver intensificação de alagamentos. “O Simepar já nos comunicou sobre o risco. Estamos monitorando e tomando ações de precauções”, disse Pinheiro. 

De acordo com o Simepar, a intensidade da chuva é de moderada a ocasionalmente forte, mas não tão continua como a que ocorreu nos últimos dias 06 e 07, e em menos quantidade. 

ALAGAMENTOS - A previsão é que a intensidade das chuvas previstas para este fim de semana seja maior nas áreas que sofreram com alagamentos, especialmente nas regiões do Médio Iguaçu e Baixo Iguaçu, que vai de União da Vitória a Foz do Iguaçu. 

Ainda segundo o Instituto Simepar, os níveis dos rios do Paraná não tendem a baixar, pois chove expressivamente entre o Oeste e Centro-Oeste catarinense no momento, o que contribui para elevação dos níveis de alguns rios e afluentes que fazem parte da bacia hidrográfica da metade sul paranaense. 

Alguns modelos computacionais (simuladores) de previsão do tempo indicam acumulados de precipitação superiores aos 70 mm, somatório entre sexta e sábado, nas áreas do Paraná mais próximas da divisa com Santa Catarina e fronteira com a Argentina. 

No domingo (15), a previsão indica o deslocamento do eixo da frente fria para o Nordeste do Estado e grande parte da instabilidade se afasta para o Oceano. As chuvas são de fraca intensidade e ficam concentradas no Leste e Sudeste do Paraná.