6ª COREDEC participa de Reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Araucária 31/05/2011 - 17:00

Os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) estão se reunindo para reforçar a organização do grupo, definir competências e distribuir tarefas. Na última reunião participaram representantes de quase todas as secretarias da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

O grupo é responsável no município para desenvolver ações de prevenção, preparação resposta e reconstrução em caso de situações emergenciais. Foram discutidas situações recentes nas quais houve a necessidade de intervenção da Defesa Civil, como por exemplo, o destelhamento do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas.

O secretário interino de Segurança Pública, Mario Torres, comenta que o planejamento das ações da comissão precisa ser realizado para verificar falhas e melhorar os procedimentos adotados. “Precisamos estar preparados, os desastres acontecem quando ninguém espera, de noite, feriados. Os planos de execução precisam ser elaborados para que não haja nenhuma surpresa quando a Defesa Civil for acionada”, diz.

Torres reforçou a importância dos integrantes da COMDEC em participar ativamente das ações e contou que a intenção é realizar simulados em breve. “A colaboração e o envolvimento de todos é necessário para um assunto tão sério que é o auxílio em situações extremas. Cada secretaria e grupo de apoio precisa atualizar a lista com o nome dos representantes e informar que tipo de equipamentos e estrutura pode oferecer em uma emergência”, contou.

O comandante do 2º Subgrupamento do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Dimas Menegatti, sugeriu que a equipe seja dividida em subcomissões direcionadas para áreas específicas e com isso, facilitar o trabalho.

“A Defesa Civil nacional sugere que grupos menores sejam criados para focar mais o trabalho. Por exemplo, criar uma comissão de transporte, outra de alojamento, outra de alimentação e assim por diante”, comentou o capitão. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 22 de junho.

Encaminhado por:
Asp. Of. BM Tamires - Adjunto B/8 - 6ºGB