6ª COREDEC: Aula inaugural dos Agentes de Defesa Civil 11/02/2010 - 15:40

Na manhã de hoje foi dado início a mais uma turma do Curso de Formação de Agente de Defesa Civil. Os alunos são funcionários dos municípios de Pinhais e Balsa Nova, os quais integrarão o programa Bombeiro Comunitário na sua expansão, quem contemplará os dois municípios. O Curso esta sendo ministrado no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, em Piraquara e tem a carga horária de 280 horas. Ao longo desse período os postulantes a Agentes de Defesa Civil participarão de 144h teóricas e 96h de estágios supervisionados, além de noções de ordem unida e educação física. A formação se encerra no dia 26 mar 10.

A turma é composta por 31 alunos, dentre os quais 19 são do município de Pinhais e outros 12 do município de Balsa Nova. Cinco mulheres marcam presença e se destacam pela vontade em atuar na prevenção e resposta aos desastres nessas cidades.
A aula inaugural foi proferida pelo Ten.-Cel QOBM Fábio Mariano de Oliveira, Comandante do 6º GB e Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, responsável pelo atendimento de toda a Região Metropolitana de Curitiba.

Para o Coronel, a expansão dos serviços já prestados pelo programa Bombeiro Comunitário na região metropolitana soma-se ao que os bombeiros militares já vêm realizando ao longo do tempo: "O curso prima pela manutenção e aprimoramento na qualidade, principalmente, do atendimento às situações de emergência, uma vez que o tempo-resposta é decisivo para que haja êxito nas ocorrências. Com o Bombeiro Comunitário implementados nos municípios onde até então não havia serviço de resposta, certamente haverá a melhoria nesse sentido.", explicou.
Enquanto ocorre a preparação dos agentes, outros grupos de trabalho preparam caminhões, a construção dos postos e infra-estrutura necessária para que o serviço seja colocado em funcionamento.

Notícia enviada pela 6ª COREDEC.