5ª COREDEC realiza conferência Intermunicipal de Defesa Civil 11/12/2009 - 17:37

Dos 27 municípios convidados, sendo 23 da área de Maringá e 4 da área de Sarandi, apenas 16 municípios enviaram representantes para a 1ª Etapa da conferência Intermunicipal de Defesa civil que aconteceu ontem (10/12/09) em Maringá, reunindo os municípios de: São Jorge do Ivaí, Colorado, Sarandi, Marialva, Mandaguaçú, Ourizona, Iguaraçú, Itambé, Paiçandú, Santo Inácio, Ivatuba, Munhoz de Mello, Ângulo, Campina da Lagoa, Atalaia e Floresta.

O Comandante do 5º. GB, Coronel Jurandi André fez a abertura do evento, saudando os presentes, cuja platéia composta de aproximadamente 40 pessoas entre civis e Bombeiros Militares, já que os 8 comandos de áreas (unidades BM) também participaram como forma de levarem o conhecimento para realização das próximas etapas suas respectivas áreas.
Dos quatro eixos temáticos apresentados, resultaram em 20 propostas, das quais se extraiu 8 mais votadas, com destaque para a constitucionalização das competências dos entes políticos (União, Estados e Municípios).

A conferência transcorreu dentro da normalidade, verificando-se bastante entusiasmo entre os presentes. O evento foi realizado mediante parceria entre as várias Seções: Planejamento (B-3); Defesa Civil (B-8), Logística/Tesouraria (B-4) e 1º. SGB/Maringá, tendo como palestrantes os Capitães Sérgio A. Lopes e Jair Pereira, respectivamente.

As próximas etapas serão realizadas entre os dias 15 a 17/12/09, nos Municípios de: Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão, Apucarana e Ivaiporã.

Não compareceram para a Conferência, os seguintes municípios: Dr. Camargo, Astorga, Mandaguari, Floraí, Castelo branco, Flórida, Lobato, Santa Inês, Cafeara, Nossa senhora das Graças, Santa Fé e Maringá.

Responsável pelas informações: Capitão Jair Pereira
5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil