5ª COREDEC PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CARAVANA CONTRA A DENGUE NO MUNICIPIO DE SARANDI 27/01/2010 - 16:50

Na tarde de segunda-feira (25/01/2010), a 5ª COREDEC juntamente com o Sr. Secretário de Estado da Saúde do Paraná Gilberto Martin, Sr. Antônio Carlos Nardi – Secretário de Saúde de Maringá, e de diversas autoridades da região, foi lançada a caravana contra a dengue, que deverá percorrer 22 municípios com alta infestação do mosquito.
A Secretária de Saúde de Maringá realiza, atualmente, as “Férias sem Dengue” e prepara para a volta às aulas e o carnaval sem Dengue. O Srº Nardi, diz que mesmo diante de campanhas ininterruptas há 10 anos, ainda existem pessoas que deixam água parada dentro de casa. E que é preciso buscar meios de convencer toda a comunidade a participar.
O Secretário de Saúde do Paraná, elogiou o Mapa da Dengue de Maringá, que mostra a infestação do mosquito Aedes aegypti em cada bairro, porém, fez um alerta para o índice geral de infestação na cidade, que é de 3,8%. O recomendado pela (OMS) é de menos de 1%.
Nardi acrescentou que o mapa será fixado em postos de saúde, escolas públicas e privadas e locais de concentração popular. Já para Martin, a idéia do mapa segue as campanhas contra a gripe A, de mobilização da sociedade contra a doença. O secretário estadual afirmou que se a população de algumas cidades demorar para agir contra o mosquito, existe um grande risco de epidemias de dengue, inclusive com o tipo hemorrágico, “que mata”.
A Caravana Contra a Dengue envolve os 22 municípios com maiores índices de infestação. “Em algumas cidades o índice é de 24%, o que representa sérios riscos para os moradores”, alertou. Martin, reforçou, ainda que 90% dos focos são localizados em ambientes domésticos, seja em quintais ou residências, e em objetos que podem ser eliminados para não acumular água como pratos de vasos e resíduos.
O secretário do Estado explicou que a proposta da caravana é levar a campanha de forma intensiva para estes municípios, visitando casa a casa, mobilizando as pessoas e se necessário fazendo arrastões. “Precisamos da participação de todos”, resumiu. Ele lembrou também que a dengue é uma doença sem cura ou vacina de prevenção, e que pode matar. A única forma de acabar com a dengue, reforçou, é acabar com o mosquito.

Notícia enviada pela 5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - Maringá