5ª COREDEC INSPECIONA BOMBEIROS COMUNITÁRIOS DE NOVA LONDRINA E LOANDA 29/04/2010 - 09:20

foto: 5ª COREDEC

Nesta Terça feira (27), o Coordenador Regional Adjunto, Capitão Jair Pereira, inspecionou os Bombeiros Comunitários de Nova Londrina e Loanda, distantes 160 e 130 Km, respectivamente, de Maringá.
A visita foi acompanhada pelo 1º. Tenente Jardel Pereira dos Santos, Comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, cuja área abrange os citados Municípios.
A primeira visita, no turno da manhã, foi ao BC de Nova Londrina, o qual está sub a supervisão do Cb Amilton Gutierrez Figueira, e, à tarde, ao BC de Loanda, onde o Cabo Gutierrez está respondendo temporariamente em virtude Cabo Vieira estar freqüentando o Curso Especial de Formação de Sargentos Bombeiros-Militares, que está sendo realizado na sede do 5º Grupamento de Bombeiros, em Maringá.
Seguindo a programação, o Capitão Jair reuniu-se previamente com o Tenente Jardel e Cabo Gutierrez, onde após a entrega de relatório, foi feito o detalhamento da estratégia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais/2010, entrega de panfletos do Programa Estadual Mata-Viva e entrega de dois conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual (para emergências com produtos químicos). Na sequência, reuniram-se com os Agentes de Defesa Civil, onde diversos assuntos fizeram parte da pauta, incluindo a questão do concurso público para efetivação dos Agentes, pretendido pela atual administração, em substituição à atual situação de comissionados, gerando certa preocupação pelos presentes. Após, foram percorridas as instalações e verificado as condições do veículo de Combate a incêndio e equipamentos.
Representando o prefeito Dornelis Chiodell, em Nova Londrina, compareceu ao quartel o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Geraldo Pereira da Silva, o qual falou da crise vivenciada pela atual administração, em face da arrecadação, custeio e investimentos naquele Posto de Bombeiro Comunitário. À Tarde, em Loanda, após a programação, a visita ao prefeito aconteceu em seu gabinete, onde foi apresentado um panorama geral da visita, incluindo a dificuldade com o efetivo atual, reduzido a apenas 7 Agentes, o qual apresentou como principal dificuldade a manutenção de parcerias com os Municípios vizinhos no que se refere à complementação e manutenção do efetivo, já que também querem ser atendidos por aquele BC sem arcar com nenhum ônus.