Novos Coordenadores - informações e orientações

Novo coordenador(a), seja bem-vindo(a) ao sistema estadual de proteção e defesa civil, voltado para atender a população do nosso estado. 

Abaixo trazemos algumas informações essenciais que você deve conhecer para desempenhar a sua função com êxito. 

Há várias informações disponíveis, além das aqui abaixo na aba MUNICÍPIOS, assim como ao longo do nosso site. Então, fique a vontade para buscar informações e nos procurar caso seja necessário.

Lembre-se que agora VOCÊ é o braço da defesa civil no seu município, e responsável por atuar na gestão de riscos e desastres.

 

O coordenador municipal de proteção e defesa civil (ou função análoga), é responsável por fazer a articulação para as ações de gestão de riscos e desastres no município, integrando outras secretarias e instituições que possam participar das ações. 

Vale ressaltar que o município como um todo possui responsabilidade de atuação nas ações de proteção e defesa civil, sendo a articulação e coordenação um papel do coordenador municipal.

 

As responsabilidades do município podem ser encontradas no art. 8º da Lei Federal nº 12.608/2012, e do Decreto Federal nº 10.593/2020. 

 

O Plano de Contingência é um documento que permite a organização para a resposta do município a algum tipo de desastre. Nele são cadastradas informações importantes para essa preparação:

  • áreas de risco;
  • abrigos;
  • recursos, e;
  • responsabilidades.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil auxilia na confecção do plano ao disponibilizar uma ferramenta sistematizada dentro do SISDC chamada Plano de Contingência Online

Você pode aprender mais sobre ela clicando aqui

O plano de contingência deve ser atualizado anualmente.

O CEGERD é o primeiro canal de contato dos municípios na ocorrência de alguma situação adversa. É por meio dele que as primeiras informações serão repassadas e as orientações para o correto cadastro da ocorrência e, eventualmente, a decretação de situação de emergência vai ocorrer. 

 

É também o CEGERD que emite alertas para a população.

Os alertas são emitidos pelo CEGERD a partir da informação meteorológica disponibilizada por órgãos de meteorologia, como o Simepar. Essa informação é replicada nos sistemas estaduais e nos sistemas federais, permitindo que as mensagens possam chegar às pessoas cadastradas (nos alertas mais moderados) ou a todos em uma determinada área (para alertas mais severos).

O envio de alertas segue um protocolo para garantir a efetividade, assim como a confiabilidade deles perante a população. 

 

Não obstante, você também pode desenvolver mecanismos de monitoramento e alerta no seu município, conhecendo as principais áreas que podem ser afetadas, pessoas que podem auxiliar a dar a informação e a repassar em caso de eventos que estejam acontecendo. Há várias formas de fortalecer a preparação das comunidades. 

Possuímos diversos cursos que são disponibilizados para os coordenadores municipais, seja na modalidade presencial, seja na modalidade à distância. 

Busque fazê-los para se ambientar e conhecer os mecanismos que devem ser utilizados para a sua atuação. 

Você pode saber um pouco mais sobre os cursos clicando aqui

O coordenador municipal também é o responsável pelo cadastro das ocorrências no SISDC, nosso sistema de defesa civil. Para tanto, é necessário ter o login de acesso ao sistema.

Também é por meio do sistema que a documentação referente a situação de emergência, por exemplo, é produzida. 

Para mais informações sobre como realizar o acesso e os requisitos para o cadastro de ocorrências e demais questões vinculadas, clique aqui