Visita de integrante da Defesa Civil do Paraná ao CPRM 10/03/2015 - 14:44

Nesta quarta e quinta-feira acontece na sede do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no Rio de Janeiro, um encontro com técnicos de Defesa Civil e de órgãos de geologia para a apresentação de mapeamentos efetuados por técnicos japoneses que vieram ao Brasil com apoio da JICA , Agência de Cooperação Internacional do Japão. Haverá dois participantes do Paraná, o Tenente Vidal da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e um geólogo da MINEROPAR.

Esta é a quarta reunião técnica que acontece neste âmbito e faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Gides, que é um programa desenvolvido com o governo brasileiro e a JICA para viabilizar a utilização de técnicas e modelos mais precisos e eficientes para o mapeamento de áreas de risco no Brasil, com destaque para áreas de deslizamento.

Além dos resultados apresentados na reunião, que incluem a indicação das técnicas utilizadas pelos técnicos japoneses, haverá a discussão entre os participantes de vários Estados do Brasil sobre a viabilidade e características de implementação do projeto no Brasil. O desenvolvimento destas atividades possibilitará a aplicação de técnicas mais apuradas para a proteção da população do Paraná e do Brasil.