Vice-Governador Flávio Arns acompanha plano de abandono no Colégio Dom Pedro II 13/09/2013 - 17:53

O encontro hoje (13) teve um olhar especial para o Programa Brigada Escolar, criado pelo Governo do Estado em 2011 com parceria entre a Secretaria de Estado da Educação - Seed, Coordenadoria estadual de Defesa Civil - CEDEC, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar comunitária da Polícia Militar do Paraná.

O programa tem como objetivo levar os Estabelecimentos de Ensino Estaduais do Paraná a construírem uma cultura de prevenção, a partir do ambiente escolar, e proporcionar aos alunos da rede estadual de ensino condições mínimas para enfrentamento de situações de emergência.

A capacitação de professores  e funcionários dos colégios, também faz parte do programa brigada escolar. Mais de 6 mil profissionais já são brigadistas escolares e ficam responsáveis por implantar o plano de abandono, que deve ser aplicado em casos de incêndios, explosões ou de outras situações em que seja necessário retirar a comunidade escolar das instalações.

O Governo do Estado, investiu cerca de R$ 4 milhões na compra de 30 mil extintores, 60 mil placas de sinalização e 30 mil blocos de iluminação de emergência para o programa brigada escolar. Os equipamentos foram adquiridos pela Seed, e estão sendo entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros em todo o Estado. Posteriormente os núcleos regionais de educação irão organizar a distribuição nas escolas.

Formalizando o encerramento do treinamento dos novos brigadistas escolares, o Vice-Governador e Secretário de estado da Educação, Flávio Arns, entregou os certificados do curso de formação para professores e funcionários do Colégio Estadual Dom Pedro II, que representaram os 806 capacitados através do curso que foi realizado em 2012.

Ainda no evento foi realizada a doação de dois terrenos para o Comando do Corpo de Bombeiros, nos municípios de São José dos Pinhais e Piraquara, ambos na região metropolitana de Curitiba, que passam a contar com uma área destinada a instalação de novos quartéis dos bombeiros.

"Esta conquista só foi possível mediante a intervenção do nosso Vice-Governador, Flávio Arns, junto a Secretaria de Administração e Previdência, que prontamente destinou à Secretaria de Segurança Pública os terrenos". Afirmou Tenente coronel Fábio Mariano de Oliveira, Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros - São José dos Pinhais.

Finalizando o evento, foi realizado um simulado de plano de abandono, as autoridades presenciaram a ação dos professores e funcionários e também o desempenho dos alunos, a evacuação do prédio ocorreu em menos de três minutos.