Veranistas que passam a temporada no litoral do Paraná conhecem de perto o Projeto Fauna Brigada Voluntária 15/01/2018 - 10:30

Pela primeira vez, o Projeto de Resgate de Fauna em caso de Acidentes Ambientais no Porto de Paranaguá participa da operação Verão Paraná 2017/2018, que presta serviços nas áreas de segurança pública, saúde, esporte, turismo, trânsito, cultura e meio ambiente aos veranistas que passam a temporada no litoral do estado.

Biólogos e médicos veterinários responsáveis pelas pesquisas realizadas pelo projeto e estudantes de biologia e medicina veterinária que integram o grupo de Voluntários estão no balneário de Caiobá, em Matinhos, para realizar um trabalho de conscientização sobre a importância do trabalho voluntário e da preservação ambiental. As ações são divulgadas de quinta a domingo.

Todos estão identificados com bonés e camisetas que têm a logomarca do projeto. A distribuição de squeeze e lixocar para a população começa a ser feita neste final de semana, na barraca montada ao lado do estúdio/contêiner da E Paraná, instalado na Avenida Atlântica, na altura do número 1.000, em Caiobá.

O projeto faz parte de um convênio técnico científico operacional entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Fundação de Apoio à Universidade Estadual do Paraná (Funespar), e conta com o apoio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED-PR). Durante todo o ano passado, foram realizados cursos de capacitação de acadêmicos e da comunidade litorânea para o resgate de animais atingidos pelo derramamento de óleo e produtos químicos perigosos, assim como a despetrolização da fauna oleada.

Os cursos são ministrados pela Funespar e pelo CEDEP, instituição ligada à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e à Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Trabalho Voluntário

O grupo de voluntários se dispõe a trabalhar em um regime permanente de prontidão e revezamento, com rápida mobilização em caso de emergências. Eles vão utilizar como base o Centro de Prontidão Ambiental das Baías de Paranaguá e Antonina – o primeiro do Brasil localizado em um porto público e que integra atendimentos a emergências ambientais envolvendo derramamentos químicos e de óleo, com o atendimento à fauna petrolizada. O capitão Eduardo Pinheiro, chefe do CEPED - PR, reforça que o projeto é inédito e pioneiro. “O Porto possui atualmente a estrutura mais moderna do País no atendimento de acidentes ambientais. O grupo de alunos voluntários está sendo preparado para resgatar os animais atingidos por óleo, tratando-os adequadamente para que possam ser devolvidos à natureza em uma condição saudável novamente”, explica o capitão Pinheiro.

Durante o curso os voluntários recebem informações sobre o que é uma Unidade de Despetrolização de Fauna, ações de resgate, apoio no transporte de animais resgatados, triagem e destinação da fauna resgatada, quais as obrigações de um voluntário, como eles são acionados e o papel deles em um acidente ambiental.

"A Appa possui equipe técnica permanente, formada por biólogos, veterinários e graduandos em ciências biológicas. Mas constantemente captamos voluntários interessados, que podem se cadastrar, e realizar os treinamentos", explicou Danyelle Stringari, coordenadora geral do Projeto na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá e da Universidade Estadual do Paraná (Funespar). A programação dos cursos de 2018 será divulgada no início de fevereiro em todos os canais de informações do CEPED-PR.

Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação CEPED-PR

Fonte: http://www.ceped.pr.gov.br/2018/01/151/Veranistas-que-passam-a-temporada-no-litoral-do-Parana-conhecem-de-perto-o-Projeto-Fauna-Brigada-Voluntaria.html