Vazamento de derivado de petróleo prejudica abastecimento de água em Marechal Cândido Rondon 27/05/2009 - 13:20

Os Agentes de Defesa Civil do Município de Marechal Cândido Rondon foram acionados no dia 26(terça-feira), pela Autarquia Municipal – SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, para prestar atendimento a uma ocorrência de vazamento de derivado de petróleo.
O vazamento foi observado junto a Estação III de captação de água, onde existe uma cisterna com capacidade para 630 m³, sendo observado uma camada fina de produto com odor típico de produtos derivados de petróleo.
Foi acionada a COMDEC local e o IAP, sendo que de imediato foi providenciado pelo 2º SGB – Toledo e pela B/8 do 4º GB barreiras para contenção do produto. Já esta sendo investigado a origem do vazamento, pois próximo ao local existem postos de combustíveis e oficinas mecânicas.
Em uma das caixas de controle onde há o encontro das águas de duas nascentes, também foi observado a contaminação, e seguindo a sua origem, esta água deságua em um córrego de aproximadamente 2000 metros, seguindo para o rio Quatro Pontes, Rio Guaçu e posteriormente no Lago de Itaipu.
Todo o trabalho esta sendo coordenado pelo Sgt. Apolinário, adjunto da B/8 do 4º GB, pelo Cb. Kaiser, supervisor do PBC e pelo Sr. Nilson Erno Hachman, diretor de Operações da COMDEC de Marechal Cândido Rondon.

Foto 3ª COREDEC
Participação COMDEC


Maj. QOBM Fernando R. Schunig,
Chefe da 8ª Seção do Estado Maior do 4º GB
4º Grupamento de Bombeiros - Cascavel