Vazamento de Produto Químico Perigoso no bairro Bacacheri 24/05/2013 - 16:38

Ontem, 23 de maio, a 7ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 7ª Coredec, realizou o atendimento a uma ocorrência envolvendo o vazamento de produto químico perigoso no bairro Bacacheri em Curitiba.

A ocorrência aconteceu em uma empresa frigorífica localizada no bairro, em que a tubulação de transmissão de amônia (ONU 1005), utilizada para refrigeração, sofreu uma rachadura. O Corpo de Bombeiros deslocou à empresa para realizar o primeiro atendimento de proteção à população, fazendo a intervenção com roupas adequadas para a aproximação ao produtos químicos.

Os moradores das intermediações precisaram ser retirados de suas residências devido à propagação do produto químico, que é irritante e ao ser liberado no ambiente se vaporiza criando uma nuvem.

Segundo o Tenente Nikolas, para evitar a propagação da nuvem o Corpo de Bombeiros utilizou a técnica de jatos neblinados para impedir a progressão dos vapores. Cerca de 40 residências foram interditadas durante o atendimento.

Também compareceram no local para definir as questões ambientais e de assistência à população o Instituto Ambiental do Paraná - IAP, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA, e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba - Comdec e o Administrador Regional da Boa Vista, para avaliarem as questões ambientais e prover o apoio à população, que precisou esperar a conclusão da ocorrência para retornarem às suas residências.

Relembramos que o trato aos produtos perigosos é uma questão complexa e que há várias exigências ambientais que devem ser observadas para que não haja prejuízo à população. Um exemplo é o Plano de Ação de Emergência, que prevê a atuação da empresa para o caso de emergências, para que a resposta à emergência seja dado no menor espaço de tempo possível, protegendo a incolumidade das pessoas.

Além disso, se não houver equipamento de segurança adequado para a aproximação a um local onde haja produtos perigosos ou conhecimento técnico, não se deve aproximar do local.