Treinamento de Engenheiros e Arquitetos 17/07/2015 - 16:30
DEFESA CIVIL REALIZA TREINAMENTO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS
Curso visa orientar os Engenheiros e Arquitetos na elaboração adequada dos projetos de prevenção contra incêndio e pânico
A Defesa Civil do Paraná realizou com engenheiros civis e arquitetos da rede estadual de Ensino, neste último mês, curso de capacitação e aperfeiçoamento em prevenção de incêndio e pânicos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Corpo de Bombeiros e Casa Militar.
O curso contou com a participação de 50 engenheiros/arquitetos e foi ministrado por oficiais do Corpo de Bombeiros em duas etapas: à distância, com carga horária de 17 horas /aula orientada pelo Capitão Mikeil Petrus e Tenente Sabrina da Silva; e finalizou com aula prática, realizada no dia 08 de Julho, em Curitiba, com carga horária de 8 horas/aula, tendo como instrutor Capitão Ivan Ricardo Fernandes, engenheiro civil especialista em engenharia de segurança contra incêndio e pânico
.
OBJETIVO – Segundo o Capitão Romeu Yagui, da Defesa Civil do Paraná e responsável pela Coordenação de Edificações do Programa Brigadas Escolares, o curso foi organizado para viabilizar a elaboração dos Planos de Segurança das escolas públicas do Paraná. “Com esta capacitação, os engenheiros ou arquitetos poderão elaborar os Planos de Segurança das escolas estaduais de acordo as normas do Corpo de Bombeiros, projetos estes indispensáveis para aprovação das escolas perante o Corpo de Bombeiros”, afirmou Yagui.
PROJETOS – Para os cursistas, o evento agiliza a execução dos trabalhos na base. O engenheiro do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Luiz Alfredo Splendor afirmou que da forma como foi expostas as situações, ficou muito mais pratico para entender como montar a parte de prevenção das 34 escolas estaduais as quais seu NRE é responsável. “Da forma com que o Capitão Ivan colocou o conteúdo de como proceder com os projetos, com as instalações de hidrantes e espaçamentos das edificações, podemos ter uma visão mais ampla da organização dos projetos de prevenção”, relatou Luiz.