Suor no bosque, exemplo de dedicação, Sd. Lambaret membro da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil 23/05/2017 - 11:20

O convite foi feito pela mulher, Nutzi, professora municipal, que não queria praticar exercícios físicos sozinha, durante a noite, no Bosque Municipal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O marido, Dilvis Lambaret, bombeiro militar do Paraná desde 2010, topou e, mais que isso, chamou amigos do quartel que já participavam de um grupo chamado Bombeiros de Cristo.

A movimentação atraiu a atenção de pessoas que costumam se exercitar no bosque. O pelotão foi crescendo e hoje está por volta de uma centena os que, às quartas e sextas-feiras, das 19 às 20 horas, reúnem-se para as atividades físicas. À frente, o soldado Lambaret, que possui licenciatura e bacharelado em Educação Física. O Grupo Treinão Coletivo Diltzi, no Facebook, tem mais de 170 seguidores.

“O pessoal foi se motivando e um puxa o outro”, entusiasma-se Lambaret. Ele não se intitula professor e nem é assim chamado pelos integrantes do grupo. “A gente passa as orientações e corrige alguma coisa, mas estamos todos juntos”, esclarece. O Treinão continua aberto. Para participar, basta chegar. E a equipe tem crescido.

TREINÃO - Entre os participantes está o policial militar Marco Antonio dos Santos, que tem 22 anos de corporação. “Estou no grupo desde o primeiro dia, com o pensamento em saúde e qualidade de vida”, diz. “É algo muito positivo participar do treino, ali há muito relacionamento de amizade.” Ultimamente, ele não tem sido visto com frequência. Mas há uma razão justificável. Marco Antonio está cursando a faculdade de Engenharia Civil.

A professora Jéssica Pego, do Colégio Estadual Newton Freire Maia, adotou a atividade física em sua rotina há pelo menos seis anos; nos dois últimos fazendo parte do Bombeiros de Cristo. Ela viu o grupo em uma corrida, informou-se e descobriu que os treinos eram próximo de onde mora. Foi integrada imediatamente.

A escola absorve todas as manhãs e tardes de Jéssica, de segunda a sexta-feira. A professora dedica algumas noites para o relaxamento muscular no bosque, ao lado dos colegas e de familiares que seguiram o exemplo. “Precisa ter esse momento”, recomenda. “É um escape, quando a gente se desliga e repõe as energias.” Segundo ela, depois dos exercícios físicos, consegue preparar melhor as aulas. “Têm muitos adolescentes que dependem dos conhecimentos que passo”, diz.

GRACIOSA - Desafio é o que não falta para integrantes da equipe que já fizeram a pré-inscrição para o UpHill Marathon, que será realizado em setembro na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Entre eles o soldado Lambaret, que teve a primeira experiência em 2015. Na preparação, contam com a companhia de vários colegas, que se dispõem uma vez por mês a subir correndo toda ou parte da Estrada da Graciosa.

Por volta das 6h30 da manhã, os corredores já começam a se posicionar no local em que vão fazer suas largadas, com distâncias que começam em 10 quilômetros e estendem-se até 25 quilômetros do portal. O sargento Altamiro Soares Silva Júnior já percorreu os 10 km duas vezes.

“Há uma grande satisfação ao completar o objetivo”, diz. “É bem diferente do esforço normal de uma corrida.” O convite para participar do Treinão foi feito pelo soldado Lambaret há cerca de cinco meses. “Mas comecei mesmo quando minha esposa se animou”, afirma. Há 25 anos na carreira militar, o sargento é formado em Gestão Pública, com pós-graduação em Defesa Civil, e está cursando Ciências Contábeis.

SERVIDORES - Entre as dezenas de pessoas que se exercitam no Bombeiros de Cristo estão vários servidores públicos, como os militares Adir Alves dos Santos, Adriane Coelho Martins, Altamiro Soares Silva Júnior, Cristiane de Souza, Divinalva Gomes Santos, Edmar Manoel Lucas, Esther de Oliveira Bardanca, Euziane da Silva Lambaret, Jairo Santos Amaral, Jefferson Silva, José Antonio Rodrigues, Juliana Rodrigues Dias, Luciane Fátima Nogueira de Lima, Marcelo Borges Vieira, Marco Antonio dos Santos, Moisés Rodrigues, Paulo Marcelo da Silva Ruiz e Thaise Gomes de Brito Hoinski; a servidora da Fundação Copel Nilcéia Tortola; a professora da Escola Newton Freire Maia Jéssica Pego Gomes Damasceno; o agente educacional II Valter Aparecido Gomes; e a servidora da Assembleia Legislativa Fabíola Benvenutti Rodrigues.
Fonte: http://www.portaldoservidor.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=796