Submissão de trabalhos para Congresso CBRRD deve ser feita até o dia 16 02/09/2016 - 15:40

Curitiba irá sediar entre os dias 12 e 15 de outubro o I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres (I CBRRD). Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Redução de Riscos de Desastres (RDD) têm até o dia 16 de setembro para submeter os trabalhos para o congresso. Já as inscrições para o evento seguem até o dia 7 de outubro.

Os trabalhos podem ser enviados para www.congressorrd.org – no link Submissão de Trabalhos. Entre os temas de interesse já identificados pelo comitê organizador estão: Riscos e desastres ambientais; Riscos e desastres tecnológicos; Desenvolvimento, RRD e políticas públicas; Comunicação e Educação em RRD; Redes e participação comunitária; e Tecnologias e inovação em RRD.

MARCO - O I CBRRD será um marco para pesquisa em redução do risco de desastres. O tema é “A Pesquisa e o Ensino em RRD no Brasil e o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030”. O evento é promovido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (Ceped/PR), junto com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e à Universidade Positivo (UP).

O congresso tem como principal objetivo ampliar o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, estudantes, consultores e profissionais de empresas privadas, públicas e não governamentais, nacionais e internacionais, promovendo o trabalho em rede nas mais diferentes áreas que atuam na redução do risco de desastres.

REDE BRASILEIRA – Durante o evento, será anunciada a formalização da Rede Brasileira de Pesquisa em RRD, integrante da Rede Clima e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. A rede tem a finalidade de discutir os riscos de desastres associados ao desenvolvimento no País.

De acordo com o capitão Eduardo Pinheiro, chefe do Ceped/PR e um dos organizadores do congresso, o Brasil é signatário do Marco de Sendai e precisa implementar medidas para a RRD nas suas mais diversas vertentes, dialogando com os setores estratégicos para a sua implantação. Para ele, o lançamento da rede é a primeira oportunidade de integração de várias áreas do conhecimento envolvidas na Redução de Risco de Desastres.

PROGRAMAÇÃO – O I CBRRD deverá reunir cerca de 500 participantes e nele serão apresentados e discutidos artigos técnicos e científicos relativos à Redução de Risco de Desastres. O evento terá, também, mesas redondas, minicursos e conferências, abrangendo as mais diversas áreas de conhecimento. Além disso, conta-se com espaço disponível (estandes) para empresas e instituições interessadas em divulgar os avanços tecnológicos e científicos do setor, na forma de uma Feira Expositiva.

O encontro contará com a presença de representantes da ONU/UNISDR; da Sociedade de Análise de Risco da América Latina (SRA-LA); do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI); da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ); dos Centros de Pesquisa em Desastres no Brasil (CEPEDs), dos Ministérios da Integração Nacional, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação; das agências de fomento, CAPES e CNPq; das Coordenadorias de Defesa Civil; e de 35 Instituições de Ensino Superior.

Mais informações pelo site www.congressorrd.org ou pelo telefone (41) 3350-2793 .