Sistema computacional inteligente incrementa tecnologia do Simepar

10/12/2015 - 12:56

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) está incorporando à sua tecnologia um novo sistema inteligente de armazenamento de altos volumes de dados ambientais. O equipamento é fornecido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio do Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais com recursos do Banco Mundial ao custo de R$ 2 milhões. O contrato de aquisição já está assinado e a entrega está prevista para daqui a 60 dias. Participam do programa a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Simepar, Mineropar e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
Composta por equipamentos de alto desempenho, a computação científica aumenta a capacidade para processar e armazenar dados e informações meteorológicas e hidrológicas provenientes de sensores remotos, satélites, radares e sistema de detecção de raios. Considerando a exposição das populações a desastres naturais e desequilíbrios ambientais decorrentes das mudanças climáticas, o Simepar torna o conhecimento científico disponível a toda a sociedade para que esta possa adotar as medidas preventivas sempre que necessárias em caso de tempestades severas, incidência de raios e geadas, entre outros fenômenos meteorológicos.
"O sistema ora adquirido vem reforçar o parque computacional do Simepar para dar suporte a algumas iniciativas em curso", explica o diretor Eduardo Alvim Leite. A primeira função será armazenar o extenso conjunto de simulações geradas pelo sistema de previsão numérica utilizado nos alertas de tempo severo. A segunda função será comportar os dados gerados pelos novos equipamentos de monitoramento hidrometeorológico, como o radar de Cascavel, que faz atualizações com frequência de até 5 minutos. A terceira função será hospedar o banco climatológico do Estado do Paraná, que incorpora dados e imagens de diversas instituições relativas a dezenas de anos, crescendo exponencialmente conforme são recuperadas informações do passado e novas são geradas em um processo permanente.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, "o novo sistema é um investimento que se traduz em mais segurança para o cidadão, especialmente para quem vive em áreas vulneráveis a eventos climáticos severos, pois permitirá ao Simepar aprimorar seu trabalho e executar suas funções de forma interligada a outros órgãos do governo, como a Defesa Civil, que faz o atendimento à população em casos de risco de desastres naturais".
Infraestrutura ? Essa tecnologia vem complementar o conjunto de aquisições feitas pelo Governo do Estado para o Simepar. Desde 2013 foram adquiridos um moderno radar meteorológico instalado em Cascavel, 15 estações meteorológicas e um supercomputador dotado de 320 núcleos de processamento, 1.2 terabytes de memória RAM e uma rede de alta velocidade.
"Com capacidade de 70 terabytes e biblioteca de fitas automatizada com 700 terabytes, o novo equipamento permitirá expandir o horizonte de tempo, aumentar a resolução espacial e a área de abrangência, melhorando a qualidade das pesquisas e de todos os serviços prestados", informa o coordenador de informática do Simepar, Fábio Sato.
O Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais prevê ainda a compra de dois novos radares a serem instalados na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral.
Fonte: Simepar