Simulado integrado é realizado entre a Defesa Civil Estadual, as Regionais do Paraná, e Rede Estadual de Emergência de Radioamadores 04/11/2017 - 19:08

Hoje, dia 4 de novembro foi realizado um simulado com a Defesa Civil Estadual, todas as 15 Regionais do Paraná e a REER, no entanto algumas tiveram que deixar o simulado em virtude do atendimento a situações reais.

O simulado foi baseado em: cada Defesa Civil Regional era responsável por escolher uma área de atenção em seu município para o mapeamento de residências. A partir daí, toda a comunicação era realizada apenas pelos Radioamadores, sendo possível acompanhar o trajeto das equipes por softwares que captam os sinais GPS dos rádios, envio de fotos e mensagens com as informações necessárias sobre todo o trabalho de levantamento no local.

A atividade promoveu um alinhamento entre os integrantes da Defesa Civil Regional e os Radioamadores, aproximando-os e facilitando a relação para uma resposta eficaz e rápida na hora de um desastre, bem como treinou a utilização dos vários métodos de comunicação que podem e devem ser utilizados em caso de desastre, quando os sistemas de comunicação principais estiverem afetados.

Os Radioamadores precisaram lidar com dificuldades e limitações reais, se adaptando à situação, lembrando que todos são voluntários em prol de um bem incomum a Defesa Civil, estar pronto a qualquer momento para auxiliar a comunidade.

Além disso, as informações sobre as residências que foram coletadas durante o simulado foram adicionadas ao SISDC - Sistema Informatizado de Defesa Civil, agregando ao trabalho da Defesa Civil Estadual.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”.