Simulado de preparação para desastres 20/12/2013 - 08:41

Após meses de trabalho e preparação a Prefeitura Municipal de Fazendo Rio Grande concluiu o plano de contingência on-line e para selar os trabalhos realizou no dia (14/12) o simulado de evacuação em área de atenção.

O plano de contingência é uma ferramenta hospedada no sistema SISDC (Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná) com link no site xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil, desenvolvida para auxiliar os municípios a criarem mecanismos de preparação e resposta a desastres.

O desenvolvimento do simulado foi acompanhado por integrantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil - Sedec, do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil - Sepdec, Prefeitura de Fazenda Rio Grande, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A área escolhida para o treinamento foi o bairro Nações, especificamente entre as ruas Islândia e Tenerife. Os moradores foram cadastrados previamente e participaram voluntariamente.

O Simulado - Ao receber informações meteorológicas do Simepar e alerta por parte do Sepdec, foi acionado o Corpo de Bombeiros, que de imediato deslocou equipes para o local para avaliar a situação, após constatar o risco soaram as sirenes das viaturas (O alerta constitui um toque contínuo de 1 minuto).

A partir deste momento os moradores passaram a adotar as medidas e instruções que receberam para tal situação, prepararam uma bolsa pequena com roupas, material de higiene, documentos e medicamentos de uso pessoal.

Após 40 minutos do primeiro alarme foi acionado o alarme de abandono, neste momento os moradores deixam suas residências e são conduzidos ao abrigo temporário.

Durante este tempo, outros órgãos da prefeitura também foram acionados e iniciaram suas atividades e ações em relação ao desastre e apoio as famílias afetadas.

A conclusão do simulado foi realizado no ginásio que seria o abrigo em uma situação real, com a assinatura da plano de contingência e discursos realizados pelo Prefeito Márcio Wosniak, Presidente da Câmara Municipal Elidio Ratinho, Coordenador Executivo da Sepdec Tenente Coronel Edemilson de barros e Representante da Sedec Major Santana.