Simpósio de Proteção e Defesa Civil: "Cidades Resilientes" 18/06/2015 - 11:27

Começou nesta quinta-feira (18), em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, o Simpósio de Defesa Civil: “Cidades Resilientes”. O evento vai discutir soluções para fortalecimento da resiliência nos municípios.

Além de profissionais da Defesa Civil, participam lideranças municipais, estaduais e federais e a comunidade científica. Farão palestras, entre outros,o Exmo Ministro da Integração Nacional, Sr. Gilberto Occhi; o representante da ONU, Sr David Stevens e o coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros.

No Paraná, adesão à campanha da ONU é conduzida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que tem como meta a participação de 150 municípios até o fim deste ano, discutindo o tema e se fortalecendo para a Redução do Risco de Desastre (RRD). Até agora, 24 municípios já aderiram â campanha.

ONU – O simpósio faz parte das ações da campanha realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Redução de Riscos de Desastres, adotada na Terceira Conferência Mundial sobre o tema, realizada de 14 a 18 de março de 2015, em Sendai, no Japão.

A Campanha oportuniza aos países adotar um marco pós-2015 para a redução do risco de desastres conciso, focado e orientado para o futuro e para a ação, construir a resiliência das nações e comunidade frente aos desastres dentre outras ações.

Mensagem do Cel. Adilson Castilho Casitas, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil - Estado do Paraná:

“A Redução do Risco de Desastres é um tema que está cada vez mais em pauta no Brasil e no mundo. O recém aprovado Marco de Sendai tratou exaustivamente do assunto e ratificou a necessidade de se promover a resiliência em todos os níveis como uma de suas prioridades para alcançar a redução do risco de desastres.Caminhando neste pensamento, a Cidade de Francisco Beltrão promove o Simpósio de Defesa Civil: “Cidades Resilientes”, focado nas principais prioridades e necessidades para o planejamento adequado das cidades, com ênfase à proteção dos ecossistemas, integração das políticas públicas, conscientização da população sobre os riscos, realização de mapeamentos das áreas de risco e suas consequentes ações preventivas e mitigadoras, com o propósito de integrar o poder público, a academia, a sociedade civil organizada e a sociedade como um todo, objetivando a redução da vulnerabilidade, dos riscos de desastres e o aumento da resiliência das comunidades.
A resiliência se fortalece em Francisco Beltrão! Parabéns pela ação!”