Secretário Chefe da Casa Militar apresenta Plano de Contingência on-line em Manaus 03/09/2013 - 09:34

Manaus foi sede da 5ª Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (5ª Congepdec), que ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, para debater as novas adaptações para políticas nacionais de defesa civil e preparativos para a Copa de 2014.
Os principais assuntos de pauta foram sobre a preparação para a copa de 2014, a transferência voluntária de recursos financeiros, a adequação da Instrução Normativa Nº 01 de 24 de agosto de 2012, além de problemas vinculados a cada defesa civil Estadual e palestras técnicas da área de Defesa Civil.

O objetivo foi acompanhar e avaliar as políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no Brasil, assim como atender os anseios da sociedade para a manutenção da normalidade social, o conselho busca, também, promover estudos na área de proteção e defesa civil criando um intercâmbio para conhecimento e troca de experiências com as organizações nacionais e internacionais objetivando o aprimoramento técnico-profissional e científico dos integrantes do conselho.

O Plano de Contingência On-line foi à temática mais aguardada e discutida, ao apresentar o método o Coronel Adilson Casitas Castilho, Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná, pode demonstrar para os representantes de outros Estados como o Paraná vem se preparando e tem avançado no que se refere à defesa civil.

Muitos Estados mostraram-se interessados em aprofundar o conhecimento do método utilizado pelo Paraná, para que possam futuramente aplicar em suas Defesas Civis.

Como funciona o plano de contingência on-line: O PC On-line está estruturado em 4 cadernos digitais, no qual o coordenador municipal de defesa civil inseri informações relativas ao mapeamento das áreas de atenção (inundações, enchentes e deslizamentos), cadastro de abrigos, cadastro de recursos e ações operacionais.

Após a inserção de tais informações o Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC) gera um Plano de Contingência para o município, que é uma poderosa ferramenta para a prevenção, mitigação e ações de respostas, possibilitando a verificação imediata de todas as ações necessárias para a gestão dos desastres, trazendo inclusive uma lista de assinaturas definindo as responsabilidades de cada agente municipal.

"O plano de contingência, é mais que um simples documento, trata-se de uma ferramenta essencial quando nos deparamos com um desastre natural, facilitando o trabalho das equipes, dando tranquilidade e qualidade no serviço prestado. É o Governo do Estado proporcionando aos municípios condições de se anteciparem ao desastre". Afirmou Coronel Castilho, Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná.