SIMULADO REER (REDE ESTADUAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES) 17/11/2015 - 15:58

Foi realizado no dia 07/11/2015 o simulado de radioemergência da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER, entre as 15 CORPEDECs do Estado do Paraná.
Os radioamadores voluntários, sob a orientação dos bombeiros das regionais, tiveram que montar estações de radio nos quartéis das sedes de cada uma das 15 CORPEDECs, com disponibilidade para comunicação em VHF, UHF, HF (40 metros), SSTV e APRS com a missão de transmitir e receber mensagens, textos e imagens para a estação da Supervisão Geral da REER, localizada em Curitiba, no Palácio das Araucárias.
Em iniciativa inédita e de acordo com critérios pré estabelecidos, as estações das CORPEDECs foram pontuadas conforme a realização ou não das 7 atividades passadas aos bombeiros via sistema SISDC e repassadas aos radioamadores para a sua realização.
Com o intuito de mensurar a capacidade técnica de cada regional e de fomentar a integração entre os radioamadores e bombeiros das regionais é que foram planejadas as atividades, que utilizaram as técnicas mais modernas de geolocalização, através do APRS e com o uso de softwares dedicados a busca, salvamento e localização como o SARTrack, dedicado a radioamadores, além do uso inédito do SSTV neste tipo de atividade na qual o radioamador deveria transmitir uma foto de sua estação na frequência de 7.040Khz SSTV.
A Defesa Civil do Estado do Paraná agradece o empenho e dedicação deste honrosos voluntários.
Fonte e fotos: REER