SIMEPAR vai adquirir novo radar meteorológico para o oeste do Paraná 07/10/2011 - 16:10

SIMEPAR VAI ADQUIRIR NOVO RADAR METEOROLÓGICO PARA O OESTE DO PARANÁ

O Instituto Tecnológico SIMEPAR, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI), iniciou esta semana o processo de aquisição de um novo radar meteorológico que será instalado no município de Cascavel no oeste do Paraná. Este equipamento irá complementar a rede de radares do Estado permitindo a melhoria na detecção de tempestade e na estimativa de chuvas na região. Ele está planejado para entrar em operação no segundo semestre de 2012.

Projeto da Torre do Radar Meteorológico do Oeste do Paraná

O investimento total em equipamentos, programas de controle e edificação da torre do radar é de 9 milhões de reais e os recursos para esta aquisição são provenientes da própria instituição e do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia.

Segundo o meteorologista Cesar Beneti, diretor adjunto do SIMEPAR, este equipamento tem a capacidade de identificar a presença de granizo nas nuvens, como também melhorar a estimativa de chuva na superfície. “Atualmente, temos um único radar instalado na região centro-leste do Estado, no município de Teixeira Soares, mas, com o novo radar, toda a região Oeste contará com o monitoramento, o que promoverá uma melhoria na nossa capacidade de previsão de tempestades com mais de 12 horas de antecedência, além de ampliar nosso potencial de monitoramento e previsão de eventos severos nos estados do sul do Brasil e Paraguai“, ele explica.

Projeto da Torre do Radar Meteorológico do Oeste do Paraná

Para o diretor superintendente da instituição, Dr. Eduardo Alvim Leite, a aquisição desse equipamento inaugura uma nova fase de investimentos e modernização da infra-estrutura do SIMEPAR. “Essa licitação marca o inicio da segunda fase de grandes investimentos na instituição, que deverá abranger nos próximos quatro anos a expansão da rede de estações hidrometeorológicas de superfície, a atualização de equipamentos de informática, novos sensores para o sistema de detecção de descargas atmosféricas e ampliação da rede de radares meteorológicos para o litoral”. Segundo ele, “com o apoio do governo estadual na concretização desses investimentos, estaremos contribuindo para o Paraná ampliar sua resiliência aos desastres naturais, incrementar sua competitividade nos setores agrícola e energético e aumentar sua capacidade de gestão dos recursos ambientais”.

A região Oeste do Estado se destaca pela grande produção agrícola e de energia hidroelétrica, e a instalação deste equipamento trará grandes benefícios para ambos os setores, pois permitirá melhorar as informações da distribuição e intensidade das chuvas, a partir da integração com informações da rede de estações de superfície e de satélites meteorológicos. Esta iniciativa trará também um grande avanço à meteorologia no país, pois o novo equipamento permitirá ainda a integração dos radares do Paraguai, Paraná e São Paulo, cobrindo uma extensa região e permitindo ampliar e melhorar as informações disponíveis para o monitoramento, a previsão de tempo e alerta de eventos meteorológicos severos.

Editais de concorrência para o radar estão disponíveis no endereço www.simepar.br.