SEMA e ITCG entregam mapeamento de áreas de risco de Marmeleiro e dão início a regularização fundiária de Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu 13/11/2017 - 09:10

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG, entregaram nesta sexta-feira, 10.11, o mapeamento de áreas de risco de Marmeleiro, região sudoeste do Estado. O documento, de caráter orientativo, apresenta as características do meio físico para fins de planejamento urbano no município com dados sobre as áreas de risco para ocupação humana dando ênfase às áreas suscetíveis a escorregamentos de encostas.

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Darci Gomes da Rosa, acredita que o mapeamento fará do município um lugar melhor para se viver. “Nós vamos conseguir planejar o nosso município de forma para que no futuro nós não venhamos a ter os problemas que temos agora” explicou.

“Tecnicamente, o prefeito, os secretários municiais e a sociedade terão acesso a essas informações e poderão sempre tomar a melhor decisão na análise de que o rio não invadiu o território e sim nós invadimos o espaço do rio” disse o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti. Segundo ele “é necessário o entendimento de que precisamos conviver com algo errado que foi feito e que é necessário de maneira mais correta administrar as possibilidades de conviver com os problemas que causamos pelo mau uso dos espaços e de agora em diante não cometer mais enganos”

No Paraná, cerca de 20 municípios já possuem esse relatório. Marmeleiro é um dos mais recentes do Sudoeste a receber esse projeto.

Regularização Fundiária – Também na sexta-feira, foram assinados Termos de Cooperação Técnica entre o ITCG e as prefeituras de Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu. Os documentos são o primeiro passo para o Instituto dar início ao processo de regularização fundiária de imóveis rurais nos dois municípios.

“É uma regularização fundiária que está sendo trabalhada junto aos agricultores que não tem a documentação correta de seu terreno” explicou o Prefeito de Salto do Lontra, Marcelo Baú. Segundo ele, os agricultores possuem a posse do imóvel mas os documentos têm algum tipo de problema que será resolvido através da parceria com o ITCG. “As instituições envolvidas estão trabalhando para resolver esses problemas e entregar os documentos definitivos da terra para que os produtores possam ter acesso a empréstimos e ter segurança jurídica” disse o prefeito.

“O governador Beto Richa, desde 2011, determinou que fossem feitas parcerias com as prefeituras municipais para que fosse atendido o maior número de agricultores familiares do estado” explicou o Presidente do ITCG, Amílcar Cabral. Segundo ele, o Instituto irá realizar a medição de todos os imóveis em perímetro determinado pelas prefeituras para que futuramente sejam entregues mapas e memoriais descritivos para os proprietários. “As medições nos dois municípios terão início no próximo dia 20 e são totalmente gratuitas” ressaltou.

“As dificuldades para a regularização foram muitas, mas graças ao apoio do nosso deputado da região, Paulo Litro, do apoio do governo via ITCG, nós conseguimos chegar ao dia de hoje” comemorou o prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder.

Participaram da entrega do mapeamento em Marmeleiro, o Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Elio de Oliveira Manuel, o deputado Wilmar Reichembach, o diretor de Geologia do ITCG, Fabio Ortigara, Luis Marcelo de Oliveira, geólogo do Instituto, Tenente Coronel Edmilson de Barros, Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, o Coordenador Regional da Defesa Civil e Coordenador do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, Major Antônio Schinda o Promotor Público Pedro Scalco, secretários vereadores do município. Na assinatura dos Termos de Cooperação Técnica estavam presentes o deputado Paulo Litro, o gerente regional da Emater, Valdir Koch, vereadores e secretários municipais.

Fonte: http://www.itcg.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=527&tit=SEMA-e-ITCG-entregam-mapeamento-de-areas-de-risco-de-Marmeleiro-e-dao-inicio-a-regularizacao-fundiaria-de-Salto-do-Lontra-e-Nova-Prata-do-Iguacu