Rio em Guaratuba é interditado como medida de segurança para a população 13/04/2018 - 11:14

No dia 11 de abril, o IBAMA interditou, através da Portaria nº 1002/2018, a utilização do rio São João, no município de Guaratuba, até sua desembocadura na Baía de Guaratuba, por tempo indeterminado. A interdição ocorreu devido a um acidente entre caminhões, acontecido no dia 6 de abril na BR 376.

A interdição aconteceu porque um dos produtos é tóxico, o osmose k33, utilizado no tratamento de madeira bruta, exigindo uma restrição quanto as atividades de recreação, esportes, pesca e irrigação no rio afetado.

Durante o tempo de interdição será reforçado o trabalho de análises, e o tratamento diário até que a contaminação não esteja mais presente no ambiente.

As prefeituras de Guaratuba e Garuva (SC) estão empenhadas em evitar que populações vizinhas e turistas continuem a utilizar o rio.

A limpeza e monitoramento do rio estão sendo realizados por três empresas contratadas pela concessionária da rodovia e pelos proprietários dos caminhões que tiveram os produtos derramados, e sendo acompanhada por equipes das prefeituras, de órgãos ambientais e de Defesa Civil do Paraná e Santa Catarina.

Todas as ações tomadas são medidas para garantir a segurança e integridade da população