Richa libera recurso para acabar com enchentes em Francisco Beltrão 16/11/2017 - 14:37

O Governo do Estado vai investir R$ 46,6 milhões para solucionar um grave problema que afeta a população de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. O recurso foi autorizado pelo governador Beto Richa nesta quinta-feira (16) e será aplicado na instalação de um sistema de drenagem no rio Marrecas, que corta o município e que passa por constantes inundações, causando transtorno e prejuízo aos moradores. O rio já motivou diversos decretos de calamidade pública. As chuvas fortes ocorridas no final de outubro e início de novembro também ocasionaram problema.

O governador ressaltou que o sistema de drenagem do Rio Marrecas está entre as mais importantes obras de infraestrutura da história de Francisco Beltrão. “Vai trazer segurança e tranquilidade à população, pois acabará com as cheias que atingem grande parte da cidade”, disse.

A obra será feita por convênio com o Instituto Águas do Paraná. Richa explicou que, dos R$ 46,6 milhões, R$ 30 milhões serão depositados na conta da prefeitura já neste ano. Será uma obra de engenharia completa e moderna. Já estamos autorizando a licitação. O restante dos recursos será liberado no ano que vem conforme o curso dos trabalhos”, disse.

HISTÓRICO - Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, a medida marca um dia histórico para a cidade. “É o maior repasse de recursos já feito para o nosso município, que se soma a tantas outras obras feitas pelo Governo do Estado, como o contorno rodoviário, que já está em fase de licitação”, afirmou. Desde 2011, o Governo do Paraná repassou R$ 267 milhões para o município.

São quase R$ 100 milhões para as duas obras mais estratégicas - a contenção de cheia do rio Marrecas e o contorno rodoviário. “O Governo do Estado tem repassado recursos, sistematicamente, para todos os municípios. Isso é resultado do ajuste fiscal, que equilibrou as contas públicas e ampliou a nossa capacidade de investimentos. Isso é muito importante para a população”, afirmou.

INÉDITA - O diretor-presidente do Instituto das Águas, Iram de Rezende, disse que a solução tecnológica que será empregada no rio Marrecas é inédita. “Vamos construir um túnel de escape e dar controle à velocidade e ao limite excedente da água, para que as chuvas não prejudiquem mais à população. Isso tudo com muito respeito ao rio”, explicou. “É uma solução inédita e, provavelmente, poderá ser replicada em outros locais que sofrem com esse tipo de problema”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti.

“Quando chove em algumas regiões, é um transtorno. Sempre deixa as pessoas irritadas”, disse João Zanardi, 70 anos, aposentado morador de área atingida pelas cheias. “Com a obra, com certeza, vai melhorar. Não vai mais dar problemas para a população”, afirmou.

POÇOS TUBULARES – Outro convênio entre o Estado e a prefeitura firmado nesta quinta-feira (16) prevê a construção de dois poços tubulares para o abastecimento de água em áreas rurais do município, também com recursos do Águas Paraná. O investimento será de R$ 52 mil, sendo R$ 32 mil do Estado e R$ 20 mil do município. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fornecerá profissionais para operar as máquinas.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o deputado federal Osmar Serraglio; os deputados estaduais Paulo Litro e Wilmar Reichembach; vereadores do município e prefeitos da região Sudoeste.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=96276&tit=Richa-libera-recurso-para-acabar-com-enchentes-em-Francisco-Beltrao