Richa homologa situação de emergência em Maria Helena 30/05/2016 - 15:10

Richa homologa situação de emergência em Maria Helena
O governador Beto Richa homologou nesta quarta-feira (25) o decreto municipal número 28/2016, que decreta situação de emergência no município de Maria Helena, na região Noroeste, em decorrência dos estragos causados pelas chuvas. A prefeitura estima que o prejuízo público e privado com a chuva foi de R$ 730 mil. A Defesa Civil afirma que 75 pessoas foram afetadas com a tempestade.

No começo do mês, a cidade foi atingida por uma forte tempestade. O Simepar registrou 149,2 milímetros de chuva, quando a média histórica para maio é de 145. No acumulado deste mês, a cidade registrou 224,2 milímetros.

Quatro pontes da cidade de Maria Helena foram danificadas pelas chuvas, com três delas interditadas. Como o município não tem recursos para os consertos, o decreto de estado de emergência facilita o acesso de recursos recursos federais para a obra.

O coordenador executivo da Defesa Civil, tenente-coronel, Edemilson Barros disse que a homologação do decreto permite que o estado apoie à prefeitura a elaborar um plano de trabalho para a execução das obras. “Vamos encaminhar o processo ao governo federal. Assim, será possível a prefeitura acessar recursos de transferências obrigatórias para reparar os danos das chuvas”, disse ele.

Fonte: Agência de Notícias