Reunião do Conselho Estadual Mata Viva discute ações para o cenário dos incêndios em vegetação no Paraná 28/04/2009 - 18:20

O Conselho Estadual Mata Viva (Prevenção e Combate aos incêndios florestais no Paraná) realizou uma reunião nesta segunda-feira (27), a qual teve como objetivo definir estratégias para a situação dos focos de incêndios no Estado e analisar o cenário para o inverno de 2009. Uma das questões mais enfatizadas no encontro foi a importância da integração de órgãos e instituições para tratar de informações preventivas no combate a incêndios.
A quantidade de incêndios no Estado, a responsabilidade conjunta na prevenção, a atualização das placas sinalizadoras nas rodovias, o sistema de georreferenciamento, entre outros temas também foram colocados em pauta na discussão.
No período de março a abril de 2009, o número de ocorrência de incêndios florestais atendidos pela Defesa Civil do Paraná mais do que dobrou. Do início de janeiro até março deste ano foram registradas 1573 ocorrências, já contando com o mês de abril o montante atingido foi de 3250. Mesmo com um panorama de incêndios ambientais que indica poucas ocorrências se comparado a outros períodos anteriores ( 3250 focos de janeiro até 28 de abril de 2009) contra 13.112 casos de incêndios em 2007, ainda não se pode considerar um momento livre de preocupações. “De acordo com o panorama de incêndios dos anos de 2005 a 2009, o número de ocorrências diminui, o que não pode ser necessariamente motivo para tranqüilidade”, declarou o Tenente Pinheiro da seção operacional da Defesa Civil do Paraná.

Na foto acima, detalhe mostra alguns dos participantes durante reunião. Foto: Sanderson Binhara- Defesa Civil

O chefe da Seção de Assuntos de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Major Maurício José Aliski, falou a respeito das ações para enfrentamento de queimadas realizadas na capital e na região metropolitana. Enfatizou ainda o curso de prevenção e combate a incêndios florestais o qual terá início no dia 15 de junho e será destinado a 25 sargentos e três integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental da Força Verde. A expansão para mais 25 cidades do projeto Bombeiro Comunitário, que já possui 49 unidades em todo Estado, foi uma das ações indicadas pelo Major para fortalecer o combate aos incêndios florestais. Aliski acrescentou que este ano já foram investidos aproximadamente dois milhões de reais em equipamentos como viaturas pick-up, binóculos, enxadas, pás, extintores costais entre outros essenciais para o trabalho do Corpo de Bombeiros.
O meteorologista do SIMEPAR Lizandro Oliveira Jacóbsen trouxe uma análise do que foi o verão deste ano e do que esperar do inverno que se aproxima. Ele explicou que a escassez de chuvas no Estado não é uma condição particular do Paraná, pois os demais estados da região Sul bem como o Mato Grosso do Sul também têm sofrido com a estiagem. Com base nas tendências do clima apontadas por Jacóbsen teremos uma redução na quantidade de chuva e também um inverno mais rigoroso se comparado ao ano passado.
O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) veio representado pelo chefe de Gabinete José Luiz Bolicenha que falou das portarias legais que garantem determinados tipos de queimadas como para a cana-de-açúcar, limpeza de reflorestamento, manejo da bracatinga e queima de pastagem. Sobre os planos do IAP para o inverno de 2009, Bolicenha respondeu “ Nosso contribuição é por meio da repreensão para o cumprimento da portaria das queimas e pelo trabalho dos 20 escritórios regionais espalhados pelo Estado”.
Na seqüência da reunião, o Tenente Piovezan do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde, falou da importância na prevenção das queimadas, pois o combate diminui conforme se faz a prevenção.
E com a prevenção o tema educação foi posto em pauta. Emerson, Coordenador de marketing da Secretaria de Comunicação Social, falou da função da comunicação como difusora da informação, principalmente pela televisão. Ele comparou as queimadas criminosas a um caso de polícia e explicou que a maneira mais eficiente para educar a população ainda é sensibilizá-la com campanhas que causem algum efeito à população. “Evitar incêndios florestais é a melhor forma de preservar o futuro” foi a frase utilizada na última campanha do Mata Viva.
Por fim o Major Bortolini da Defesa Civil concluiu a reunião alertando a todos que a educação por meio da conscientização é a questão chave para a prevenção das queimadas.
A Delegada da DPMA (Delegacia de Policia do Meio Ambiente) Leonídia Hecke lembrou da importância de se discutir a educação ambiental com as pessoas que moram às margens das rodovias e no interior. “A população vê os órgãos policiais como repressores e a polícia está com dificuldade de acesso a essas pessoas para fazer a prevenção”, declarou a delegada.
Outras alternativas como a atualização das placas de sinalização nas rodovias bem como a difusão de informações que atinjam os postos da polícia rodoviária e pedágios também foram colocadas como estratégias pelos participantes na reunião.
Para o dia 05 de junho, Dia do meio Ambiente, o Major Bortolini pede a participação ativa das instituições e demais órgãos para que possam promover uma campanha mais efetiva para a prevenção e combate aos incêndios florestais. As regionais devem ser acionadas na semana de 18 a 22 de maio, conforme decidido na reunião. Mais detalhes sobre a campanha serão informados oportunamente.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Comunicação Social