Resultado da 2ª Campanha #AprenderParaPrevenir mostra expansão do trabalho de prevenção de desastres nas escolas 10/11/2017 - 10:11
Com o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”, a 2ª Campanha #AprenderParaPrevenir de 2017 teve seu resultado divulgado pelo Cemaden Educação– projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – mostrando um aumento da participação das escolas neste ano. Foram 74 inscrições de escolas estaduais e municipais, além da participação das Defesas Civis municipais, atuantes na comunidade escolar.
As escolas e Defesas Civis que inscreveram projetos e ações educativas (2016-2017) e/ou propostas para 2018, representam 50 municípios, integrantes de 14 Estados, abrangendo todas as cinco regiões do Brasil.
“Nesta 2ª edição da campanha, podemos destacar, além do aumento do número de Estados participantes, também a importante participação das Defesas Civis que atuam em projetos e ações educativas na comunidade escolar.”, aponta a coordenadora do Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber.
Todos os projetos, ações e propostas inscritas estão disponibilizados no site do Cemaden Educação, de forma a compartilhar as experiências e pesquisas. “Essas ações integram a rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, incentivando a continuação e expansão dessas ações comunitárias.”, complementa a pesquisadora.
Balanço da 2ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir
Nesta 2ª edição, a campanha obteve 43 inscrições das escolas e 24 inscrições das Defesas Civis. Desse total, 33 projetos estão em andamento e 34 são novos projetos para 2018 (além de sete inscritos pendentes em enviar documentos ou não se inseriram no tema da campanha).
Com relação à campanha do ano passado, neste ano foi registrado o aumento de 34% no número de inscrições completas e disponíveis no site, além do aumento de 180% no número de Estados participantes.
Informações completas sobre as atividades e ações desenvolvidas em 67 comunidades escolares para a prevenção de desastres socioambientais, deste ano, estão disponíveis no site do Projeto Cemaden Educação (http://educacao.cemaden.gov.br/site/result/)
Premiação
A premiação não foi competitiva, mas realizada por sorteio dos inscritos na campanha de 2017. Foram sorteados oito pluviômetros comunitários (semiautomáticos) e doados dois pluviômetros pelo mérito de destaque nos projetos de uma escola e de uma Defesa Civil. Na premiação, também foram sorteados oito kits educativos para escolas e Defesas Civis participantes da campanha.
Os prêmios foram concedidos para escolas e Defesas Civis de 18 municípios de nove Estados (Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). A lista dos ganhadores se encontra no hotsite da Campanha, Facebook e site do Cemaden Educação
O sorteio foi realizado em 24 de outubro e transmitido ao vivo pelo Facebook (https://www.facebook.com/cemadeneducacao/videos/1343416839117041/)
Parceiros da campanha
Entre as instituições parceiras da Campanha #AprenderParaPrevenir de 2017 estão a Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, a Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec-SP), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP), o Instituto Geológico (IG-SP), Universidade de São Paulo e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A campanha contou com apoio de divulgação do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
(Fonte: Ascom-Cemaden)
As escolas e Defesas Civis que inscreveram projetos e ações educativas (2016-2017) e/ou propostas para 2018, representam 50 municípios, integrantes de 14 Estados, abrangendo todas as cinco regiões do Brasil.
“Nesta 2ª edição da campanha, podemos destacar, além do aumento do número de Estados participantes, também a importante participação das Defesas Civis que atuam em projetos e ações educativas na comunidade escolar.”, aponta a coordenadora do Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber.
Todos os projetos, ações e propostas inscritas estão disponibilizados no site do Cemaden Educação, de forma a compartilhar as experiências e pesquisas. “Essas ações integram a rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, incentivando a continuação e expansão dessas ações comunitárias.”, complementa a pesquisadora.
Balanço da 2ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir
Nesta 2ª edição, a campanha obteve 43 inscrições das escolas e 24 inscrições das Defesas Civis. Desse total, 33 projetos estão em andamento e 34 são novos projetos para 2018 (além de sete inscritos pendentes em enviar documentos ou não se inseriram no tema da campanha).
Com relação à campanha do ano passado, neste ano foi registrado o aumento de 34% no número de inscrições completas e disponíveis no site, além do aumento de 180% no número de Estados participantes.
Informações completas sobre as atividades e ações desenvolvidas em 67 comunidades escolares para a prevenção de desastres socioambientais, deste ano, estão disponíveis no site do Projeto Cemaden Educação (http://educacao.cemaden.gov.br/site/result/)
Premiação
A premiação não foi competitiva, mas realizada por sorteio dos inscritos na campanha de 2017. Foram sorteados oito pluviômetros comunitários (semiautomáticos) e doados dois pluviômetros pelo mérito de destaque nos projetos de uma escola e de uma Defesa Civil. Na premiação, também foram sorteados oito kits educativos para escolas e Defesas Civis participantes da campanha.
Os prêmios foram concedidos para escolas e Defesas Civis de 18 municípios de nove Estados (Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). A lista dos ganhadores se encontra no hotsite da Campanha, Facebook e site do Cemaden Educação
O sorteio foi realizado em 24 de outubro e transmitido ao vivo pelo Facebook (https://www.facebook.com/cemadeneducacao/videos/1343416839117041/)
Parceiros da campanha
Entre as instituições parceiras da Campanha #AprenderParaPrevenir de 2017 estão a Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, a Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec-SP), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP), o Instituto Geológico (IG-SP), Universidade de São Paulo e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A campanha contou com apoio de divulgação do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
(Fonte: Ascom-Cemaden)