Requião entrega Posto de Bombeiro Comunitário no município de Tibagi 05/09/2008 - 15:40

O programa já funciona numa sede provisória na cidade desde julho de 2006. O novo posto, com 207 metros quadrados de área construída, é um investimento de 148 mil e foi construído ao lado do Centro de Atendimento à Saúde da Mulher e da Criança, recém-inaugurado. “Mais do que uma inauguração, é uma visita ao posto que já está funcionando há dois meses”, disse Requião.

Requião explicou que o Bombeiro Comunitário é estabelecido por uma parceria entre o Governo do Estado e o município. “O Estado deu o caminhão, pagou uma parte do posto e financiou a outra parte para a comunidade. Os bombeiros são funcionários da prefeitura treinados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná”, disse.

Segundo ele, os bombeiros comunitários já realizaram cerca de 450 ações na cidade, sendo 21 incêndios urbanos e cerca de 130 florestais. “O atendimento não é só para os incêndios, mas também para os primeiros socorros e acidentes que podem ocorrer em uma cidade”, explicou. “Estamos inaugurando postos como esse em praticamente todas as regiões do Paraná, que são progressivamente equipados com ambulâncias e o pessoal é treinado para o atendimento prévio de saúde”, explicou.

Requião falou ainda que o município poderá receber mais investimentos em breve para a construção de uma escola municipal, separando, desta forma, uma escola que funciona atualmente num sistema de dualidade administrativa. “Certamente vou financiar também 70% de uma nova escola municipal. A prefeitura pagará 30% e o Estado entra com 70% a fundo perdido”, disse.

Para vice-prefeito de Tibagi, Nelson Tsukuda, o posto tem fundamental importância para o município. “Em dois anos de funcionamento, eles já demonstraram seu papel estratégico na cidade e trouxeram muita segurança”, avaliou. “Tivemos um incêndio na delegacia da cidade e, se não fosse por eles, poderia ter acontecido uma grande tragédia”, lembrou.

Segundo o sargento Moacir de Paula Santos, supervisor do Bombeiro Comunitário em Tibagi, a presença da estrutura no município, além de prestar um atendimento mais rápido à população, possibilita o trabalho de prevenção, por meio de campanhas realizadas. “Antes da presença do posto na cidade, quando havia alguma ocorrência, uma equipe era deslocada de Telêmaco Borba, que fica a aproximadamente 40 quilômetros daqui, para prestar o atendimento”, contou.

O posto Tibagi funciona com 10 agentes em regime de escala. Um destes agentes é Edson Martins, 41 anos de idade, que anteriormente era pedreiro do município e que há dois anos passou pelo curso de formação no Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, com duração de 600 horas. “Sempre gostei de ajudar os outros, então estou muito feliz nesta nova profissão”, disse.

O deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que acompanhou o governador, salientou que a ação dos agentes do bombeiro comunitário, que receberam um bom treinamento, traz mais segurança ao município. Já o deputado estadual Alexandre Curi contou à comunidade que o governador Requião assinou na última quarta-feira (03) a autorização para a reforma do Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento, um dos mais antigos da cidade, no valor de R$ 532 mil. Além do governador e dos deputados, participaram da solenidade diversas autoridades civis e militares.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Para visualizar mais fotos acesse o link: Galeria de Fotos