Regional de Londrina da Defesa Civil treina prefeituras da regiao para criação de comissões municipais 03/03/2009 - 15:50

Defesa Civil treina prefeitura para criação de comissões municipais - 03/03/2009 12:36:36

Com a posse dos novos prefeitos, as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil em todo o Estado treinam as comissões municipais de Defesa Civil. Para a região de Londrina, o curso vai até quinta-feira (05) e haverá nova turma na última semana do mês, também em Londrina, a fim de recebam as orientações os 61 municípios da área da 3.ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Coredec).

“Muitos prefeitos não sabem que, somente com a implementação e operacionalização da Comissão de Defesa Civil, é possível ter acesso a recursos estaduais e federais para a recuperação de situações de emergência ou calamidade pública”, explica o coordenador da Coredec, tenente-coronel Jorge Luiz Pereira, comandante do 3.º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina. Segundo ele, não basta apenas instituir a comissão por decreto, mas é preciso que ela seja colocada em operação.

O instrutor do curso, capitão Ezequias de Paula Natal, se recorda de que algum tempo atrás, em Andirá, o prefeito não deu atenção para formar a comissão alegando que, durante 50 anos o município, nunca havia passado por nenhuma situação grave que justificasse ter esse serviço. “Dias depois houve uma chuva de granizo na cidade que deixou mais de 600 casas destelhadas. Não tinha como captar recursos para a recuperação por falta da comissão”, conta. Depois do episódio, Andirá formalizou e organizou a Comissão que hoje funciona muito bem.

“Poderia citar muitas ações preventivas adotadas pelas prefeituras por contarem com as comissões”, diz o capitão. Segundo ele, a arrecadação de recursos e produtos para as vítimas de Santa Catarina no final do ano ocorreu em vários municípios via Defesa Civil.

ORIENTAÇÕES – No curso, as prefeituras recebem informações e orientações sobre a doutrina da Defesa Civil, a implementação e operação das Comissões e formas de atuação. As comissões trabalham nas fases de prevenção, preparação, resposta e reconstrução. “Depende muito da boa vontade das prefeituras. A comissão se reúne mensalmente, define ações, faz análises de cenário e propõe soluções”, diz o capitão Natal.

Segundo ele, a Coordenadoria Estadual está estruturada e conta com oito coordenadorias regionais. “Os municípios têm que se organizar e fazer trabalho preventivo. Dessa forma, quando surgir um evento, o município está preparado preparo para dar uma resposta adequada à comunidade”, afirma.

Os secretários municipais de Nova Santa Bárbara, Zacarias Lemes Gonçalves e Valdenir Correia Biscaia, participam do curso em Londrina. Segundo eles, o município não conta com Comissão de Defesa Civil. “No município ocorrem muitos acidentes com defensivos agrícolas e, agora, com a estrada do Cerne, transitam em nossa rodovia caminhões com cargas químicas. É sempre um risco. Quando acontece algum evento, a Prefeitura não sabe a quem recorrer. Agora estamos aprendendo como nos organizar”, avalia Gonçalves.

Imagens do evento

Fonte: Agencia Estadual de Notícias