Redesastre amplia rede de cooperação com acordo de adesão da FESP 23/08/2017 - 10:58

Na última quarta (16), foi assinado o termo de cooperação entre a Faculdade de Educação Superior de Curitiba (FESP) e o CEPED. A Redesastre passa a conter 23 instituições cujo propósito é viabilizar o intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução de riscos e desastres no estado.

A reunião contou com a presença do Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Elio de Oliveira Manoel, do Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros, do Presidente do Grupo Educacional FESP, Prof. Dr. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, e de sua comitiva, do Vice Reitor da Universidsde Estadual do Paraná, Prof. Dr. Sydney Kempa, juntamente com o Diretor do CEPED, Capitão Eduardo Gomes Pinheiro e da Diretora Acadêmica Prof. Dra. Danyelle Stringari.

A solenidade ocorreu no gabinete da Chefia da Casa Militar, que na oportunidade, reforçou a relevância das iniciativas do CEPED. “ O centro tem a função de orientar pesquisas científicas de modo a estabelecer uma diretriz voltada à gestão do risco de desastre. E o que é mais relevante no CEPED é a formação de uma grande rede de pesquisadores para a ampliação do conhecimento que tenha finalidade prática voltada à sociedade”, disse o Coronel Elio.

Durante a visita, os representantes da FESP foram guiados pelo Tenente-Coronel Barros e pelo Tenente Vidal que apresentaram as dependências do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD).

Para o Presidente do Grupo Educacional FESP, Prof. Dr. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, “é uma oportunidade para nossos professores e alunos produzirem estudos de impacto econômico, de gestão e legal, com base em demandas reais de desastre que acontecem em nosso estado. Assim, contribuindo para uma intervenção mais eficaz no atendimento e recuperação das áreas atingidas”.

Redesastre

A assinatura do termo de cooperação com o CEPED integra a FESP à Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica, cujo propósito é viabilizar a cooperação e intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução de riscos e desastres no estado. Gerenciada pelo CEPED, a Redesastre conta agora com mais uma instituição cooperada, viabilizando atividades de pesquisa, formação e treinamento de recursos humanos, inovações tecnologias, serviços educacionais de pesquisa e extensão e desenvolvimento tecnológico.

A Redesastre é a primeira rede oficialmente criada no Brasil com a finalidade de tratar o tema “gestão do risco de desastre”. Seu surgimento se deu a partir da necessidade do CEPED/PR em atuar sob regime de cooperação.Desta forma, em cada instituição cooperada há células do CEPED naquela entidade integrada à Redesastre. O CEPED/PR é responsável pela gestão da rede e possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: http://www.ceped.pr.gov.br/2017/08/113/Redesastre-amplia-rede-de-cooperacao-com-acordo-de-adesao-da-FESP.html