Rede Estadual de Emergência de Radioamadores apresenta Software de comunicação em desastres para Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. 26/10/2016 - 10:40

Na manhã de hoje (25/10), representantes da REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores) se reuniram na Sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para apresentar um Software de comunicação e controle em desastres.

O APRS é um sistema que possibilita que os operadores em campo, utilizando rádios portáteis, além da comunicação corriqueira possam também fornecer informações como seu posicionamento. E isto tudo em tempo real.

Com isto, é possível fazer o monitoramento de todas as equipes que estão em campo e manter o controle delas, conhecendo também os problemas caso ocorram.

A ferramenta foi criada em 1982 por Bob Bruninga, e o primeiro uso em 1984 quando Bruninga desenvolveu uma versão mais avançada em um Commodore VIC-20.
Atualmente, a tecnologia está sendo implantada como alternativa nas comunicações em caso de desastre, já que nesses casos a comunicação é um dos primeiros serviços que perde sua funcionalidade, e um atendimento à emergência sem comunicação se torna ineficiente.

Assim, a adoção e implementação destas novas estratégias fortalece ainda mais as ações de resposta da Defesa Civil do Estado, que pode, cada vez mais, proporcionar uma estrutura condizente para a proporcionar mais segurança à população em risco.